Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26547
Tipo: | Resumo |
Título : | O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente |
Autor : | Costa, Leonardo Henrique Torres Gadelha, Fabrício Mendes Portela, Aliny da Silva Lima, Luciana |
Palabras clave : | Docência;Ensino;Tecnologia Digital |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | COSTA, L. H. T; GADELHA, F. M; PORTELA, A. S; LIMA, L; (2016) |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho tem como objetivo apresentar considerações relevantes sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação que foram adquiridas por meio de uma experiência desenvolvida no Curso de Extensão Tecnodocência 2016.1, que ocorreu nas quartas-feiras, das 13 às 15 horas, na Seara da Ciência - Campus do Pici. Em geral temos que a tecnologia digital se tornou um fator importante na sociedade. Portanto a escola, sendo uma instituição social, deve se adequar a esse fator. A experiência consistiu na realização de uma aula na qual, com o auxílio do software “Intro à Frações”, solucionamos uma questão de matemática e suas tecnologias do ENEM 2011 e abordamos o conteúdo de frações. Na primeira fase da experiência, a questão foi apresentada e o enunciado foi estudado de maneira que fosse possível identificar o que era pedido e que assunto prévio seria necessário para a resolução da questão. A segunda fase deu-se por parte da apresentação rápida, de maneira expositiva, do software que seria utilizado. Foi possível notar um acréscimo de interesse da turma nesse ponto, apesar dos alunos não terem manuseado o programa. Na terceira fase, o conteúdo foi abordado por meio do “Intro à Frações” mas de maneira instrucionista, o que distanciou a turma do estado de fluxo. Na quarta fase, por fim, utilizamos o programa para solucionar a questão com o intuito de obter uma compreensão melhor dos cálculos, o que não ocorreu devido a metodologia utilizada. Com essa experiência, foi possível notar como a turma ainda permaneceu desmotivada e com dificuldade em entender o conteúdo, mesmo com o uso da TDIC, pois, apesar da utilização do software, o ensino expositivo ainda permaneceu. Para melhores resultados, seria necessário que a TDIC fosse utilizada junto a uma proposta construcionista, de maneira que os alunos utilizassem o software como uma ferramenta de construção do saber, para resolução da questão e que o conteúdo fosse trabalhado de maneira menos enciclopédica. |
Descripción : | COSTA, Leonardo Henrique Torres et al. O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26547 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lhtcosta.pdf | 48,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.