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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Leonardo Henrique Torres-
dc.contributor.authorGadelha, Fabrício Mendes-
dc.contributor.authorPortela, Aliny da Silva-
dc.contributor.authorLima, Luciana-
dc.date.accessioned2017-10-10T12:10:19Z-
dc.date.available2017-10-10T12:10:19Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCOSTA, L. H. T; GADELHA, F. M; PORTELA, A. S; LIMA, L; (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26547-
dc.descriptionCOSTA, Leonardo Henrique Torres et al. O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTecnologia Digitalpt_BR
dc.titleO advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigentept_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo apresentar considerações relevantes sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação que foram adquiridas por meio de uma experiência desenvolvida no Curso de Extensão Tecnodocência 2016.1, que ocorreu nas quartas-feiras, das 13 às 15 horas, na Seara da Ciência - Campus do Pici. Em geral temos que a tecnologia digital se tornou um fator importante na sociedade. Portanto a escola, sendo uma instituição social, deve se adequar a esse fator. A experiência consistiu na realização de uma aula na qual, com o auxílio do software “Intro à Frações”, solucionamos uma questão de matemática e suas tecnologias do ENEM 2011 e abordamos o conteúdo de frações. Na primeira fase da experiência, a questão foi apresentada e o enunciado foi estudado de maneira que fosse possível identificar o que era pedido e que assunto prévio seria necessário para a resolução da questão. A segunda fase deu-se por parte da apresentação rápida, de maneira expositiva, do software que seria utilizado. Foi possível notar um acréscimo de interesse da turma nesse ponto, apesar dos alunos não terem manuseado o programa. Na terceira fase, o conteúdo foi abordado por meio do “Intro à Frações” mas de maneira instrucionista, o que distanciou a turma do estado de fluxo. Na quarta fase, por fim, utilizamos o programa para solucionar a questão com o intuito de obter uma compreensão melhor dos cálculos, o que não ocorreu devido a metodologia utilizada. Com essa experiência, foi possível notar como a turma ainda permaneceu desmotivada e com dificuldade em entender o conteúdo, mesmo com o uso da TDIC, pois, apesar da utilização do software, o ensino expositivo ainda permaneceu. Para melhores resultados, seria necessário que a TDIC fosse utilizada junto a uma proposta construcionista, de maneira que os alunos utilizassem o software como uma ferramenta de construção do saber, para resolução da questão e que o conteúdo fosse trabalhado de maneira menos enciclopédica.pt_BR
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