Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26547
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Leonardo Henrique Torres | - |
dc.contributor.author | Gadelha, Fabrício Mendes | - |
dc.contributor.author | Portela, Aliny da Silva | - |
dc.contributor.author | Lima, Luciana | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-10T12:10:19Z | - |
dc.date.available | 2017-10-10T12:10:19Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, L. H. T; GADELHA, F. M; PORTELA, A. S; LIMA, L; (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26547 | - |
dc.description | COSTA, Leonardo Henrique Torres et al. O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Digital | pt_BR |
dc.title | O advento da tecnologia digital e suas consequências no ensino: a necessidade de revolucionar a docência vigente | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem como objetivo apresentar considerações relevantes sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação que foram adquiridas por meio de uma experiência desenvolvida no Curso de Extensão Tecnodocência 2016.1, que ocorreu nas quartas-feiras, das 13 às 15 horas, na Seara da Ciência - Campus do Pici. Em geral temos que a tecnologia digital se tornou um fator importante na sociedade. Portanto a escola, sendo uma instituição social, deve se adequar a esse fator. A experiência consistiu na realização de uma aula na qual, com o auxílio do software “Intro à Frações”, solucionamos uma questão de matemática e suas tecnologias do ENEM 2011 e abordamos o conteúdo de frações. Na primeira fase da experiência, a questão foi apresentada e o enunciado foi estudado de maneira que fosse possível identificar o que era pedido e que assunto prévio seria necessário para a resolução da questão. A segunda fase deu-se por parte da apresentação rápida, de maneira expositiva, do software que seria utilizado. Foi possível notar um acréscimo de interesse da turma nesse ponto, apesar dos alunos não terem manuseado o programa. Na terceira fase, o conteúdo foi abordado por meio do “Intro à Frações” mas de maneira instrucionista, o que distanciou a turma do estado de fluxo. Na quarta fase, por fim, utilizamos o programa para solucionar a questão com o intuito de obter uma compreensão melhor dos cálculos, o que não ocorreu devido a metodologia utilizada. Com essa experiência, foi possível notar como a turma ainda permaneceu desmotivada e com dificuldade em entender o conteúdo, mesmo com o uso da TDIC, pois, apesar da utilização do software, o ensino expositivo ainda permaneceu. Para melhores resultados, seria necessário que a TDIC fosse utilizada junto a uma proposta construcionista, de maneira que os alunos utilizassem o software como uma ferramenta de construção do saber, para resolução da questão e que o conteúdo fosse trabalhado de maneira menos enciclopédica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lhtcosta.pdf | 48,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.