Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26487
Type: | Resumo |
Title: | Desenvolvimento de recurso audio-visual no módulo de pediatria: uma experiência da dtic na fisioterapia. |
Authors: | Costa, Dennise Lanna Barbosa Carvalho, Elisete Mendes |
Keywords: | Tecnologias Digitais Virtuais.;Fisioterapia.;Neonatologia. |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | COSTA, L. B; CARVALHO, E. M; (2016) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Proporcionar ao aluno participante do módulo de Clínica Fisioterapêutica em Pediatria e Neonatologia do Curso de Fisioterapia da UFC, aprendizagem por meio de ambiente virtual de modo interativo e dinâmico do emprego da ventilação mecânica invasiva em neonatologia, bem como possibilitar o reconhecimento das as principais características e ajustes do ventilador mecânico aplicadas a diversas enfermidades e as repercussões na mecânica respiratória do recém-nascidos (RNs) de risco. Metodologia: Elaboração de sete vídeo-aulas com duração média de 5 minutos, filmadas por um profissional colaborador, por meio de um celular marca Sunsung modelo S6 e narradas pelo docente do módulo. As vídeo-aulas foram produzidas dentro do contexto hospitalar, na Unidade de Terapia Intensiva da Maternidade Escola Assis Chateaubriand-UFC, e contemplaram os seguintes tópicos: apresentação dos objetivos das aulas pelo docente, demonstração do equipamento de ventilação mecânica, parâmetros, ajustes ventilatórios e análises gráficas. Após a produção, os vídeos foram editados, visando a redução dos ruídos típicos, sendo encaminhado e-mail aos alunos contendo orientações para acesso as respectivas vídeo-aulas disponibilizadas no googledrive. Resultados: Por meio dessa ferramenta foi possivel proporcionar uma melhor assimilação e domínio dos conteúdos dos procedimentos técnicos comumente executados em RNs de risco submetidos a ventilação mecância invasiva, oportunizando assim uma ampliação do conhecimento dessa temática. Conclusão: O processo de elaboração das respectivas video-aulas favoreceu o aprimoramento de habilidades para desenvolvimento e dominio dessa tecnologia e a utilização da mesma como fonte adicional de conhecimento, além de representar uma estratégia de fácil acesso para a comunidade acadêmica. Ressalta-se que essa tecnologia contribuiu para otimizar a interação e a comunicação entre o docente/discente, podendo ser considerada uma prática pedagógicas efetiva. |
Description: | COSTA, Dennise Lanna Barbosa; CARVALHO, Elisete Mendes. Desenvolvimento de recurso audio-visual no módulo de pediatria: uma experiência da dtic na fisioterapia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26487 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_dlbcosta.pdf | 48,76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.