Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26487
Tipo: Resumo
Título: Desenvolvimento de recurso audio-visual no módulo de pediatria: uma experiência da dtic na fisioterapia.
Autor(es): Costa, Dennise Lanna Barbosa
Carvalho, Elisete Mendes
Palavras-chave: Tecnologias Digitais Virtuais.;Fisioterapia.;Neonatologia.
Data do documento: 2016
Citação: COSTA, L. B; CARVALHO, E. M; (2016)
Resumo: Proporcionar ao aluno participante do módulo de Clínica Fisioterapêutica em Pediatria e Neonatologia do Curso de Fisioterapia da UFC, aprendizagem por meio de ambiente virtual de modo interativo e dinâmico do emprego da ventilação mecânica invasiva em neonatologia, bem como possibilitar o reconhecimento das as principais características e ajustes do ventilador mecânico aplicadas a diversas enfermidades e as repercussões na mecânica respiratória do recém-nascidos (RNs) de risco. Metodologia: Elaboração de sete vídeo-aulas com duração média de 5 minutos, filmadas por um profissional colaborador, por meio de um celular marca Sunsung modelo S6 e narradas pelo docente do módulo. As vídeo-aulas foram produzidas dentro do contexto hospitalar, na Unidade de Terapia Intensiva da Maternidade Escola Assis Chateaubriand-UFC, e contemplaram os seguintes tópicos: apresentação dos objetivos das aulas pelo docente, demonstração do equipamento de ventilação mecânica, parâmetros, ajustes ventilatórios e análises gráficas. Após a produção, os vídeos foram editados, visando a redução dos ruídos típicos, sendo encaminhado e-mail aos alunos contendo orientações para acesso as respectivas vídeo-aulas disponibilizadas no googledrive. Resultados: Por meio dessa ferramenta foi possivel proporcionar uma melhor assimilação e domínio dos conteúdos dos procedimentos técnicos comumente executados em RNs de risco submetidos a ventilação mecância invasiva, oportunizando assim uma ampliação do conhecimento dessa temática. Conclusão: O processo de elaboração das respectivas video-aulas favoreceu o aprimoramento de habilidades para desenvolvimento e dominio dessa tecnologia e a utilização da mesma como fonte adicional de conhecimento, além de representar uma estratégia de fácil acesso para a comunidade acadêmica. Ressalta-se que essa tecnologia contribuiu para otimizar a interação e a comunicação entre o docente/discente, podendo ser considerada uma prática pedagógicas efetiva.
Descrição: COSTA, Dennise Lanna Barbosa; CARVALHO, Elisete Mendes. Desenvolvimento de recurso audio-visual no módulo de pediatria: uma experiência da dtic na fisioterapia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26487
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dlbcosta.pdf48,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.