Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26395
Tipo: Artigo de Evento
Título : Estudantes de engenharia da Universidade Federal do Ceará e a Mobilidade internacional - relatórios e análise de algumas experiências
Autor : Melo, Ticiana Telles
Palabras clave : Sociologia da educação;Internacionalização dos estudos;Mobilidade acadêmica;Sociology of education;Internationalisation of higher studies;Mobility
Fecha de publicación : 2010
Editorial : XXXVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia
Citación : MELO, Ticiana Telles. Estudantes de Engenharia da Universidade Federal do Ceará e a mobilidade internacional: relatos e análise de algumas experiências. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 38, 2010, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ABENGE, 2010.
Resumen en portugués brasileño: Esse artigo se propõe a estudar a mobilidade internacional do futuro engenheiro da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da participação no programa de Duplo Diploma de Graduação em Engenharia da UFC e suas repercussões na formação do participante. Deteremo-nos em aspectos como a formação generalista das Escolas Centrais francesas, dos desafios apresentados no dia-a-dia academico, bem como de questões subjetivas como o desenvolvimento da maturidade e da autonomia dos jovens em formação. Essa análise se fez possível por meio de entrevistas, no total de vinte cedidas pelos participantes do programa, da leitura dos documentos de convênio e da atualização da bibliografia da sociologia da educação.
Abstract: The purpose of this work is to study the international student mobility, with the Federal University of Ceara (UFC) as the starting point, by analyzing one of its cooperation agreements – the Double Diploma programme and its impact on the participant’s formation. We will study such aspects as general training of French Central Schools, the challenges presented in the academic day-to-day routine as well as subjective issues such as the development of maturity and autonomy of young people in formation. This analysis was made possible through the twenty interviews conceded by participants of the program, the reading of the agreement documents and the updating of the sociology of education bibliography.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26395
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLE - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_eve_ttmelo.pdf401,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.