Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26395
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Estudantes de engenharia da Universidade Federal do Ceará e a Mobilidade internacional - relatórios e análise de algumas experiências |
Authors: | Melo, Ticiana Telles |
Keywords: | Sociologia da educação;Internacionalização dos estudos;Mobilidade acadêmica;Sociology of education;Internationalisation of higher studies;Mobility |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | XXXVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia |
Citation: | MELO, Ticiana Telles. Estudantes de Engenharia da Universidade Federal do Ceará e a mobilidade internacional: relatos e análise de algumas experiências. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 38, 2010, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ABENGE, 2010. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esse artigo se propõe a estudar a mobilidade internacional do futuro engenheiro da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da participação no programa de Duplo Diploma de Graduação em Engenharia da UFC e suas repercussões na formação do participante. Deteremo-nos em aspectos como a formação generalista das Escolas Centrais francesas, dos desafios apresentados no dia-a-dia academico, bem como de questões subjetivas como o desenvolvimento da maturidade e da autonomia dos jovens em formação. Essa análise se fez possível por meio de entrevistas, no total de vinte cedidas pelos participantes do programa, da leitura dos documentos de convênio e da atualização da bibliografia da sociologia da educação. |
Abstract: | The purpose of this work is to study the international student mobility, with the Federal University of Ceara (UFC) as the starting point, by analyzing one of its cooperation agreements – the Double Diploma programme and its impact on the participant’s formation. We will study such aspects as general training of French Central Schools, the challenges presented in the academic day-to-day routine as well as subjective issues such as the development of maturity and autonomy of young people in formation. This analysis was made possible through the twenty interviews conceded by participants of the program, the reading of the agreement documents and the updating of the sociology of education bibliography. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26395 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DLE - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010_eve_ttmelo.pdf | 401,83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.