Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25991
Type: Artigo de Evento
Title: Breve análise das marcas de oralidade na escrita de nomes de casas comerciais em Fortaleza
Authors: Alencar, Maria Silvana Militão de
Keywords: Marcas de oralidade;Casas de comércio;Linguística
Issue Date: 2004
Publisher: GELNE
Citation: Alencar, M. S. M. (2004)
Abstract in Brazilian Portuguese: Objetivamos com este estudo, fazer uma breve análise qualitativa da influência das marcas de oralidade na escrita de nomes de estabelecimentos comerciais, na cidade de Fortaleza. A idéia de empreendermos tal pesquisa surgiu ao nos depararmos com uma quantidade bastante significativa de cartões de visita nos quais se tornavam evidentes as marcas da fala na escrita dos mesmos e que, acompanhadas por outros recursos lingüísticos, revelavam a potencialidade do efeito fonético na criação lexical. Partimos da hipótese de que recursos sonoros são trabalhados para significar ou, dizendo de outro modo, que processos de criação lexical são recursos lingüísticos relevantes para produzir efeitos de sentido. Serviram-nos de embasamento teórico uma revisão bibliográfica sobre as ciências que se ocupam dos sons da fala, bem como trabalhos que tratam do processo neológico e neste, de modo particular, do neologismo fonológico. O presente trabalho consiste de quatro seções divididas na seguinte ordem: a introdução, que apresenta, de forma sucinta, toda a estrutura da pesquisa; a fundamentação teórica abordando, inicialmente, a problemática que envolve os estudos lingüísticos relacionados à língua/fala para, em seguida, examinarmos questões relativas à criatividade léxica, onde se distinguem a neologia – processo – e o neologismo – produto, ligados ao contexto lingüístico e sócio-cultural. Na terceira seção, analisaremos os dados coletados, como ilustração da hipótese, aqui, levantada. Resta, na quarta seção, a conclusão e, em anexo, alguns cartões de visita e fotos.
URI: ALENCAR, Maria Silvana Militão de. Breve análise das marcas de oralidade na escrita de nomes de casas comerciais em Fortaleza. In: JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, 10., 2004, João Pessoa. Anais... João Pessoa: GELNE, p. 1791-1799, 2004.
Appears in Collections:DLV - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2004_eve_msmalencar.pdf154,15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.