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dc.contributor.authorAlencar, Maria Silvana Militão de-
dc.date.accessioned2017-09-21T18:06:53Z-
dc.date.available2017-09-21T18:06:53Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationAlencar, M. S. M. (2004)pt_BR
dc.identifier.uriALENCAR, Maria Silvana Militão de. Breve análise das marcas de oralidade na escrita de nomes de casas comerciais em Fortaleza. In: JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, 10., 2004, João Pessoa. Anais... João Pessoa: GELNE, p. 1791-1799, 2004.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherGELNEpt_BR
dc.subjectMarcas de oralidadept_BR
dc.subjectCasas de comérciopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.titleBreve análise das marcas de oralidade na escrita de nomes de casas comerciais em Fortalezapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivamos com este estudo, fazer uma breve análise qualitativa da influência das marcas de oralidade na escrita de nomes de estabelecimentos comerciais, na cidade de Fortaleza. A idéia de empreendermos tal pesquisa surgiu ao nos depararmos com uma quantidade bastante significativa de cartões de visita nos quais se tornavam evidentes as marcas da fala na escrita dos mesmos e que, acompanhadas por outros recursos lingüísticos, revelavam a potencialidade do efeito fonético na criação lexical. Partimos da hipótese de que recursos sonoros são trabalhados para significar ou, dizendo de outro modo, que processos de criação lexical são recursos lingüísticos relevantes para produzir efeitos de sentido. Serviram-nos de embasamento teórico uma revisão bibliográfica sobre as ciências que se ocupam dos sons da fala, bem como trabalhos que tratam do processo neológico e neste, de modo particular, do neologismo fonológico. O presente trabalho consiste de quatro seções divididas na seguinte ordem: a introdução, que apresenta, de forma sucinta, toda a estrutura da pesquisa; a fundamentação teórica abordando, inicialmente, a problemática que envolve os estudos lingüísticos relacionados à língua/fala para, em seguida, examinarmos questões relativas à criatividade léxica, onde se distinguem a neologia – processo – e o neologismo – produto, ligados ao contexto lingüístico e sócio-cultural. Na terceira seção, analisaremos os dados coletados, como ilustração da hipótese, aqui, levantada. Resta, na quarta seção, a conclusão e, em anexo, alguns cartões de visita e fotos.pt_BR
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