Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25546
Tipo: TCC
Título : Proposta de redesign da interface utilizada pelos alunos no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA)
Autor : Oliveira, Antonio Marcos Braga de
Tutor: Simões, Paulo Jorge Alcobia
Palabras clave : Redesign;Interface;Sistema;Experiência;Usuário
Fecha de publicación : 2017
Citación : OLIVEIRA, A. M. B. de. Proposta de redesign da interface utilizada pelos alunos no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). 2017. 141 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho tem o intuito de propor uma nova interface para o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) utilizada pelos alunos, provendo-lhes, com isso, uma melhor experiência e qualidade de uso. Para isso, partiu-se do levantamento das necessidades dos usuários e objetivos do sistema, através de um questionário e de uma inspeção de usabilidade. Através disso, buscou-se o entendimento e delineamento da natureza do problema, a identificação do perfil dos usuários e do contexto de uso. Além de traçar seus objetivos e tarefas que realizam com mais frequência, e identificar as falhas do sistema que afetavam negativamente a experiência do usuário, dentre outros aspectos relevantes para um projeto de interface centrado no utilizador. Baseado nessas informações, foram estabelecidas as funções necessárias para dar suporte ao usuário na realização de suas tarefas e alcance de seus objetivos. As fases subsequentes concentram-se em projetar a interface propriamente dita e o modo como o usuário vai interagir com ela, para compor um produto funcionalmente eficiente e esteticamente agradável. Pois este, é um dos principais problemas da interface do sistema atual, um visual ultrapassado, incompatível com as expectativas dos usuários, acostumados com interfaces melhores projetadas. Muitos produtos digitais evoluíram, tanto do ponto de vista tecnológico quanto visual, o que não é o caso do objeto de estudo desse trabalho. Por conta disso, relevou-se a relevância de uma proposta de intervenção, que apoiasse adequadamente as necessidades dos usuários.
Abstract: This study aims to propose a new interface for the Integrated System of Academic Activities Management (SIGAA) used by the students, providing them with that, a better experience and quality of use. For this, it started with the survey of user needs and system objectives through a questionnaire and an inspection of usability. Through this, it sought the understanding and delimitation of the nature of the problem, identifying the profile of users and your context of use. In addition to trace your goals and tasks you perform most frequently, and identify system failures that negatively affected the user experience, among other aspects relevant to an interface design user-centered. Based on this information, the necessary functions to support the user in performing their tasks and achieve their objectives were established. Subsequent phases are focused on designing the actual interface and how the user will interact with it, to compose a functionally efficient and aesthetically pleasing product. For this is one of the main problems of the current system interface, a visual outdated, incompatible with the expectations of users, accustomed to better interfaces designed. Many digital products have evolved, both from the technological point of view and look, which is not the case of the study of the work object. Because of this, it relented the relevance of a proposal for intervention, which would support adequately the needs of users.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25546
Aparece en las colecciones: DESIGN - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_tcc_ambdoliveira.pdf3,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.