Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24957
Type: TCC
Title: Uma abordagem com sistema multiagentes para o gerenciamento do gasto de combustível em frota de veículos
Authors: Amaro, Marques Henrique do Nascimento
Advisor: Oliveira, Marcos Antonio de
Keywords: Sistemas multiagentes;Sensoriamento remoto;Normas sociais
Issue Date: 2016
Citation: AMARO, Marques Henrique do Nascimento. Uma abordagem com sistema multiagentes para o gerenciamento do gasto de combustível em frota de veículos. 2016. TCC (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho apresenta um sistema multiagentes que objetiva gerenciar por meio do conceito de reputação condutores em uma frota de veículos que circulam em rodovias. A reputação dos condutores rotula os mesmos em bons ou maus condutores de acordo com perfis de desperdício de combustível. Para a realização do trabalho o sistema multiagentes representa toda a estrutura de monitoramento de uma frota de veículos através de elementos como: computador de bordo para fazer a leitura dos dados de carros, agentes monitores que fazem a leitura desses dados e informam a um agente juiz que pune ou recompensa o condutor, dependendo se o condutor excedeu ou não um limite de velocidade especificado. A partir da avaliação da condução do condutor, e do ato dele infringir ou não a velocidade uma reputação vai sendo calculada. Quanto maior a reputação menos combustível espera-se que o condutor desperdice.
Abstract: This monography presents a multi-agent system that uses the concept of reputation to label drivers in a fleet of vehicles according with their fuel consumption, and accepted driving standards. In order to carry out the work, the multi-agent system does the entire monitoring of a fleet of vehicles, with on-board computers to read the data from vehicles. Agent monitors who read this data inform an judgment agent that punishes or rewards the driver, depending on whether or not the driver has exceeded a specified speed limit. From the evaluation of the driver’s conduct, and from the act of infringing or not speed limits, a reputation is being calculated, according to adaptation of a reputation model presented, the higher the reputation the less fuel is expected the driver has wasted.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24957
Appears in Collections:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tcc_mhdonamaro.pdf537,99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.