Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24673
Type: Artigo de Evento
Title: Avaliação do diagnóstico local no Plano Municipal de Educação de Horizonte/CE: que lugar ocupa a EJA?
Authors: Costa, Elisângela André da Silva
Furtado, Eliane Dayse Pontes
Costa, Eisenhower Souza
Keywords: Avaliação diagnóstica;Plano Municipal de Educação;EJA;Diagnostic evaluation
Issue Date: 2015
Publisher: VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citation: COSTA, Elisângela André da Silva; FURTADO, Eliane Dayse Pontes; COSTA, Eisenhower Souza. Avaliação do diagnóstico local no Plano Municipal de Educação de Horizonte/CE: que lugar ocupa a EJA? In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1912-1927.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho aborda o diagnóstico local e sua importância na construção do plano municipal de educação (PME), com destaque para a posição que a educação de jovens e adultos ocupa no contexto das políticas educacionais. Foi tomada como ponto de partida a compreensão de que a avaliação diagnóstica ocupa lugar central nos processos de leitura da realidade e na tomada de decisões e que tal leitura, atualmente, sofre influência do pensamento neoliberal presente no contexto das políticas educacionais contemporâneas. A educação de jovens e adultos, que vem historicamente enfrentando desafios relacionados ao seu reconhecimento como um direito, torna-se elemento de materialização dos processos de inclusão excludente, vivenciados pela população em relação aos direitos sociais. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica no processo de formulação dos PMEs e das políticas educacionais voltadas para a EJA neles expressas. Para tanto, metodologicamente, optou-se pela análise documental, tomando como objeto de investigação o plano municipal de educação de Horizonte / Ce (2010-2020). Os resultados apontam para a qualidade do referido plano em termos cartoriais, mas para a falta de qualidade do mesmo em termos sociais, no que diz respeito especificamente à EJA.
Abstract: This paper deals with the local diagnosis and its importance in the construction of municipal education plan, highlighting the place that the youth and adult education occupies in the context of educational policies. It was taken as a starting point the understanding that the diagnostic evaluation plays a central role in the process of interpretation of the reality and in decision-making and that such neoliberal thinking this in the context of contemporary educational policies currently influences a reading. The adult education, which has historically faced challenges related to its recognition as a right, becomes materialization element of exclusionary inclusion processes experienced by the population in relation to social rights. Thus, the aim of this paper is to reflect about the importance of the diagnostic evaluation in the formulation process of the PMEs and the educacional policies for the EJA, expressed Methodologically, the option was to develop the documentary analysis, taking as a research object the municipal plan of the Horizonte education / Ce (2010-2020). The results point to the quality of municipal education plan in cartesian terms, but also, point to the lack of quality in social terms, with regard specifically to the EJA.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24673
ISBN: 9788581260907
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_eve_eascosta.pdf475,45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.