Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24644
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Os 7 fatores informacionais em educação: enfoque numa instituição de ensino superior particular |
Autor : | Silva, Jocyana Cavalcante da Trompieri Filho, Nicolino Silva, Jáderson Cavalcante da Bezerra Júnior, Antônio Valdenísio |
Palabras clave : | Fatores informacionais;Educação física;IES;Physical education |
Fecha de publicación : | 2015 |
Editorial : | VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citación : | SILVA, Jocyana Cavalcante da; TROMPIERI FILHO, Nicolino; SILVA, Jáderson Cavalcante da; BEZERRA JÚNIOR, Antônio Valdenísio. Os 7 fatores informacionais em educação: enfoque numa instituição de ensino superior particular. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 2870-2881. |
Resumen en portugués brasileño: | Tratou-se de um estudo piloto exploratório e descritivo, envolto de uma pesquisa-intervenção, de cunho etnográfico, feita a partir de observações periódicas de participantes, registros e reflexões da práxis educacional em uma Instituição de Ensino Superior (IES), a partir da lógica teórica-base de sete fatores informacionais extraídos de uma dissertação de mestrado intitulada “Estudo Avaliativo de dois cursos de Educação Física no município de Fortaleza via Teoria da Gestão da Informação e do Conhecimento”. Buscou-se compreender como esses fatores funcionaram na sala de aula, nos encontros pedagógicos, a fim de buscar eliminar falhas e entraves no processo educativo e potencializar a qualidade educacional no contexto inserido, após análises atentas e cuidadosas no processo educativo. Daí verificou- se que o estudo foi significativo e assegurou a atenção para os mesmos, como imprescindíveis para o êxito educacional dos alunos, do professor e da instituição em relação aos momentos vividos. Vale destacar que foi experienciada a prática da autoavaliação e, a partir de então, evidenciou-se sua importância para os trabalhos com os fatores e também para o êxito no processo de ensino-aprendizagem e de avaliação educacional. Percebeu-se que as variáveis construídas e trabalhadas, em cada fator, foram um desafio, assim como é com quem trabalha com educação. |
Abstract: | This is an exploratory and descriptive study, developed as an intervention research, ethnographic, made through participants and periodic observations, as well as records and reflections of educational practice in a Higher Education Institution (HEI). Based on seven informational factors extracted from a previous research called “Evaluate study of two graduate school of Physical Education in Fortaleza City via theory of the information management and knowledge”. Aimed to understand how these factors were handled in classroom, at the educational meetings, in order to try to eliminate the educational process’ gaps or barriers and also enhance the education quality within its context, after a careful analysis. This study showed itself significant and placed these factors as essential keys to the educational success of students, teachers and institution. The self-assessment was practiced and played an important role to the work of these factors and the success in teaching and learning process and educational assessment. It’s remarkable that the variables built and worked on each factor were a challenge, as it is for those who work with education. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24644 |
ISBN : | 9788581260907 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_jcdasilva.pdf | 471,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.