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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24509
Type: | Tese |
Title: | Aspectos pedológico-educacionais em uma área susceptível à desertificação |
Title in English: | Pedological and educational aspects in a susceptible to desertification area |
Authors: | Barbosa, Wesley Rocha |
Advisor: | Romero, Ricardo Espíndola |
Keywords: | Caatinga;Degradação do solo;Educação ambiental |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | BARBOSA, Wesley Rocha. Aspectos pedológico-educacionais em uma área susceptível à desertificação. 2017. 171 f. Tese (Doutorado em Ciência do Solo)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A região semiárida do Nordeste do Brasil encontra-se em alto risco de degradação ou vulnerabilidade socioambiental, ocasionado tanto pelas características dos fatores naturais, quanto pela exploração dos recursos para suprir as necessidades socioeconômicas da população, resultando em cenário típico de áreas em processo de desertificação. O estado do Ceará apresenta-se com três Áreas Susceptíveis à Desertificação – ASD’s, sendo a do Médio Jaguaribe a região que mais evidencia a classe dos Luvissolos. Dessa forma, esse trabalho foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira parte, pressupõe-se que existem diferenças significativas nas características morfológicas e nos atributos físicos e químicos dos solos com cobertura vegetal e sem cobertura vegetal, os quais estão inseridos numa mesma área explorada com agricultura de subsistência sem práticas conservacionistas. Como as ações antrópicas contribuem com o fenômeno da desertificação, para a segunda parte do trabalho, aventou-se a hipótese de que as instituições de ensino fundamental poderão contribuir para minimizar os impactos das ações humanas nesse processo de desertificação, por meio da promoção da Educação em Solos nas escolas de educação básica. O objetivo desse trabalho foi compreender o comportamento dos Luvissolos nas condições geoambientais de desertificação, sob diferentes estados de densidade da cobertura vegetal e, por meio da Educação em Solos, propor medidas didático-pedagógicas para o ensino básico, como estratégia para mitigar impactos da ação humana no processo de desertificação. Para tanto, foram realizadas descrições morfológicas de perfis pedológicos, análises físicas e químicas de amostras de solos coletadas em trincheiras e mini-trincheiras, bem como análise de imagens micromorfológicas e testes de infiltração, onde se constatou maior profundidade, maiores teores de carbono orgânico total (COT) e carbono da fração humina (CHUM), maior porosidade total (PT), menor densidade do solo (Ds) e maior velocidade de infiltração básica (VIB) nos solos com vegetação ao comparar com os solos sem vegetação, comprovando a importância da proteção natural para pedogênese e qualidade do solo. Na segunda parte do trabalho foi possível observar, por meio da realização do curso de capacitação de docentes do ensino fundamental, melhorias no planejamento pedagógico que resultarão em novas práticas pedagógicas na abordagem do tema ‘solos’ nas instituições escolares, com estratégias que possibilitem a compreensão desse conteúdo pelos alunos e a disseminação desse conhecimento para comunidade, melhorando a convivência socioambiental no semiárido. |
Abstract: | The semiarid region of Northeast Brazil is at high risk of degradation or environmental vulnerability, caused both by the characteristics of natural factors, as the exploitation of resources to meet the socioeconomic needs of the population, resulting in a typical scenario of areas in process of desertification . The state of Ceará is presented with three Areas Susceptible to Desertification - ASD's, and the Middle Jaguaribe the region that shows the class of Luvisols. Thus, this study was conducted in two stages. In the first part, it is assumed that there are significant differences in morphological characteristics and physical and chemical properties of soil with vegetation and no vegetation, which are inserted in the same area exploited for subsistence without conservation tillage farming. Because human actions contribute to the phenomenon of desertification, to the second part, the hypothesis has suggested-that the fundamental educational institutions could help to minimize the impacts of human actions that the desertification process, through the promotion of education Soils in the basic education schools. The aim of this study was to understand the behavior of Luvisols in geo-environmental conditions of desertification under different density of states of vegetation and through Education in Soils propose didactic and pedagogical measures for basic education as a strategy to mitigate the action of impacts human in the process of desertification. Therefore, morphological descriptions of pedological profiles were performed, physical and chemical analysis of soil samples collected from trenches and mini-trenches, as well as micromorphological image analysis and infiltration tests, where it was found deeper, higher total organic carbon (COT) and carbon from the humin fraction (C-HUM), higher total porosity (PT), lower bulk density (Ds) and higher infiltration rate (VIB) in soils with vegetation to compare with the soil without vegetation, proving the importance of natural protection for pedogenesis and soil quality. In the second part of the work it was possible to observe, through the completion of the training course for teachers of elementary school, improvements in educational planning that will result in new pedagogical practices in the approach to the subject 'land' in schools, with strategies to facilitate understanding that content by the students and the dissemination of this knowledge to the community, improving environmental coexistence in semiarid region. Keywords: |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24509 |
Appears in Collections: | PPCS - Teses defendidas na UFC |
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