Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24413
Type: Artigo de Periódico
Title: Convergências entre a Ciência da Informação e as Ciências Cognitivas
Title in English: Convergence between the Information Science and Science Cognitive
Authors: Varela, Aida Varela
Barbosa, Marilene Lobo Abreu
Keywords: Ciência da Informação;Ciências Cognitivas;Convergências;Information Science
Issue Date: 2016
Publisher: Revista Informação em Pauta
Citation: VARELA, Aida Varela; BARBOSA, Marilene Lobo Abreu. Convergências entre a Ciência da Informação e as Ciências Cognitivas. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 46-60, jan./jun. 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: Apresentam-se as convergências entre a Ciência da Informação e as Ciências Cognitivas, buscando argumentos e fundamentos para fomentar e produzir o saber e o fazer, potencializando estudos e aproximações. Para tal, reflete-se sobre conhecimentos e necessidades, os principais representantes das correntes cognitivas, como substrato aos processos de recuperação, compreensão, reflexão e criticidade essenciais à construção do conhecimento científico, com destaque para o domínio dos vários níveis de leitura para buscar e usar a informação. Utiliza-se como metodologia a revisão bibliográfica, com estabelecimento de diálogos com autores clássicos e contemporâneos das áreas em questão. Conclui-se que é preciso se destacar o caráter paradigmático, bem como outras dimensões das construções conceituais e práticas das duas áreas em foco, principalmente concentrar as pesquisas nos estudos cognitivos para subsidiar a busca da informação com autonomia e garantia de desenvolvimento pessoal, com maior contribuição num contexto de constantes mudanças.
Abstract: It presents the convergences between the Information Science and Cognitive Sciences, seeking arguments foundations to foster and produce knowledge and do, increasing studies and approaches. To this end, reflects on knowledge and needs, the main representatives of cognitive chains as substrate to recovery processes, understanding, reflection and critical criticality to the construction of scientific knowledge, especially in the field of various reading levels to seek and use the information. It is used as literature review methodology, establishing dialogues with classical authors and contemporary of the areas in question. We conclude that it is necessary to highlight the paradigmatic character as well as other dimensions of the conceptual structures and practices of the two focus areas, mainly concentrating research in cognitive studies to support the search information with autonomy and personal development guarantee, greater contribution in a context of constant change.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24413
ISSN: 2525-3468 (online)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_art_avvmlabarbosa.pdf333,55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.