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Tipo: Dissertação
Título: Quando o choro canta e o chorão fala: uma análise das práticas musicais do Choro em Fortaleza
Título em inglês: When the choro sings and the chorão speaks: an analysis of the musical practices of the Choro in Fortaleza
Autor(es): Costa, Carlos Frederico Pedrosa da
Orientador: Sá, Leonardo Damasceno de
Palavras-chave: Festival Mel, chorinho e cachaça (Viçosa do Ceará) – História;Festival Choro Jazz (Jericoacoara) – História;Harmonia (Música);Music;Musical education
Data do documento: 2014
Citação: COSTA, Carlos Frederico Pedrosa da. Quando o choro canta e o chorão fala: uma análise das práticas musicais do Choro em Fortaleza. Orientador: Leonardo Damasceno de Sá. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Resumo: Esta pesquisa busca construir uma leitura socioantropológica acerca do choro na cidade de Fortaleza, realizando um trabalho de campo etnográfico com os praticantes deste gênero musical, enfatizando a problematização dos modos como os músicos aprendem, executam e repassam técnicas, repertórios, recursos, informações e, fundamentalmente, relações sociais. Ou seja, as questões que orientam o esforço desta pesquisa giram em torno dos tipos, formas e processos de conhecimento sociocultural mobilizados pelo universo destes praticantes, desde as concepções simbólicas sobre o que seja o choro, como suas vertentes interpretativas, por vezes, divergentes do lugar que ocupa a tradição do choro na música popular brasileira. Pretendo realizar esta pesquisa explorando as consequências de me situar diante deste universo simbólico dos praticantes de choro como um antropólogo nativo, uma vez sendo músico de formação. Assim, a pesquisa etnográfica se centrará na observação e interlocução com meus pares, com o universo do qual também sou praticante.
Abstract: This research seeks to build a socioanthropological reading about the choro in the city of Fortaleza, performing an ethnographic fieldwork with the practitioners of this musical genre, emphasizing the problematization of the ways in which musicians learn, execute and pass on techniques, repertoires, resources, Fundamentally, social relations. That is, the questions that guide the effort of this research revolve around the types, forms and processes of socio-cultural knowledge mobilized by the universe of these practitioners, from the symbolic conceptions on what is the cry, as their interpretative, sometimes divergent, aspects of the Place that occupies the tradition of choro in Brazilian popular music. I intend to carry out this research exploring the consequences of placing myself before this symbolic universe of the practitioners of choro as a native anthropologist, once being a musician of formation. Thus, ethnographic research will focus on observation and interlocution with my peers, with the universe of which I am also a practitioner.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24243
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