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dc.contributor.advisorSá, Leonardo Damasceno de-
dc.contributor.authorCosta, Carlos Frederico Pedrosa da-
dc.date.accessioned2017-07-25T13:54:36Z-
dc.date.available2017-07-25T13:54:36Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCOSTA, Carlos Frederico Pedrosa da. Quando o choro canta e o chorão fala: uma análise das práticas musicais do Choro em Fortaleza. Orientador: Leonardo Damasceno de Sá. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24243-
dc.description.abstractThis research seeks to build a socioanthropological reading about the choro in the city of Fortaleza, performing an ethnographic fieldwork with the practitioners of this musical genre, emphasizing the problematization of the ways in which musicians learn, execute and pass on techniques, repertoires, resources, Fundamentally, social relations. That is, the questions that guide the effort of this research revolve around the types, forms and processes of socio-cultural knowledge mobilized by the universe of these practitioners, from the symbolic conceptions on what is the cry, as their interpretative, sometimes divergent, aspects of the Place that occupies the tradition of choro in Brazilian popular music. I intend to carry out this research exploring the consequences of placing myself before this symbolic universe of the practitioners of choro as a native anthropologist, once being a musician of formation. Thus, ethnographic research will focus on observation and interlocution with my peers, with the universe of which I am also a practitioner.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFestival Mel, chorinho e cachaça (Viçosa do Ceará) – Históriapt_BR
dc.subjectFestival Choro Jazz (Jericoacoara) – Históriapt_BR
dc.subjectHarmonia (Música)pt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectMusical educationpt_BR
dc.titleQuando o choro canta e o chorão fala: uma análise das práticas musicais do Choro em Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa busca construir uma leitura socioantropológica acerca do choro na cidade de Fortaleza, realizando um trabalho de campo etnográfico com os praticantes deste gênero musical, enfatizando a problematização dos modos como os músicos aprendem, executam e repassam técnicas, repertórios, recursos, informações e, fundamentalmente, relações sociais. Ou seja, as questões que orientam o esforço desta pesquisa giram em torno dos tipos, formas e processos de conhecimento sociocultural mobilizados pelo universo destes praticantes, desde as concepções simbólicas sobre o que seja o choro, como suas vertentes interpretativas, por vezes, divergentes do lugar que ocupa a tradição do choro na música popular brasileira. Pretendo realizar esta pesquisa explorando as consequências de me situar diante deste universo simbólico dos praticantes de choro como um antropólogo nativo, uma vez sendo músico de formação. Assim, a pesquisa etnográfica se centrará na observação e interlocução com meus pares, com o universo do qual também sou praticante.pt_BR
dc.title.enWhen the choro sings and the chorão speaks: an analysis of the musical practices of the Choro in Fortalezapt_BR
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