Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23133
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Pensamento pós-moderno e formação do professor de História no contexto da crise estrutural do capital
Título(s) alternativo(s): Pensamiento postmoderno y la formación de los docentes de Historia en el contexto de la crisis estructural del capital
Título em inglês: Postmodern thought and History teacher education within the context of structural crisis of capital
Autor(es): Pereira, Antônio Marcondes dos Santos
Costa, Frederico Jorge Ferreira
Santos, José Deribaldo Gomes dos
Palavras-chave: Pensamento pós-moderno;Educação;Concepção de História;Crise estrutural do capital
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: PEREIRA, Antônio Marcondes dos Santos; COSTA, Frederico Jorge Ferreira; SANTOS, José Deribaldo Gomes dos. Pensamento pós-moderno e formação do professor de História no contexto da crise estrutural do capital. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 38, n. 72, p. 104-120, jul./dez. 2016.
Resumo: Este artigo pretende desenvolver uma reflexão crítica sobre as influências do pensamento pós-moderno na construção de uma concepção de História. O foco principal da análise será a relação pós-modernidade e educação, recortando, principalmente, a formação do professor de História no contexto histórico atual de crise estrutural do capital e suas implicações político-sociais no processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina. Nossa base teórica de análise será o marxismo. Esperamos contribuir iluminando o debate sobre a formação docente no cenário de crise do capitalismo contemporâneo.
Abstract: In this article, we aims to develop a critical reflection on the influences of postmodern thinking to build a conception of History. Our analysis is about the relations between postmodernity and education, focusing especially on teacher education within the current context of structural crisis of capital and its political-social implications on teaching and learning process in History. For this, Marxism is our theoretical background trough which we hope to contribute for the debate with regard to teacher education within the scenario of contemporary capitalist crisis.
Resumen: Este artículo tiene como objetivo desarrollar una reflexión crítica sobre la influencia del pensamiento postmoderno en la construcción de una concepción de historia. El enfoque principal del análisis tiene como base la relación entre la postmodernidad y la educación, destacando principalmente la formación del profesorado de historia en el contexto histórico actual de la crisis estructural del capital y sus implicaciones políticas-sociales en la enseñanza y aprendizaje de esta asignatura. Nuestros análisis teóricos se basan en el marxismo. Esperamos contribuir con un mejor aclaramiento sobre el debate acerca de la formación del profesorado en el escenario contemporáneo de la crisis capitalista.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23133
ISSN: 2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_amspereirafjfcosta.pdf322,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.