Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Antônio Marcondes dos Santos-
dc.contributor.authorCosta, Frederico Jorge Ferreira-
dc.contributor.authorSantos, José Deribaldo Gomes dos-
dc.date.accessioned2017-06-08T15:07:31Z-
dc.date.available2017-06-08T15:07:31Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPEREIRA, Antônio Marcondes dos Santos; COSTA, Frederico Jorge Ferreira; SANTOS, José Deribaldo Gomes dos. Pensamento pós-moderno e formação do professor de História no contexto da crise estrutural do capital. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 38, n. 72, p. 104-120, jul./dez. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23133-
dc.description.abstractIn this article, we aims to develop a critical reflection on the influences of postmodern thinking to build a conception of History. Our analysis is about the relations between postmodernity and education, focusing especially on teacher education within the current context of structural crisis of capital and its political-social implications on teaching and learning process in History. For this, Marxism is our theoretical background trough which we hope to contribute for the debate with regard to teacher education within the scenario of contemporary capitalist crisis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPensamento pós-modernopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectConcepção de Históriapt_BR
dc.subjectCrise estrutural do capitalpt_BR
dc.titlePensamento pós-moderno e formação do professor de História no contexto da crise estrutural do capitalpt_BR
dc.title.alternativePensamiento postmoderno y la formación de los docentes de Historia en el contexto de la crisis estructural del capitalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo pretende desenvolver uma reflexão crítica sobre as influências do pensamento pós-moderno na construção de uma concepção de História. O foco principal da análise será a relação pós-modernidade e educação, recortando, principalmente, a formação do professor de História no contexto histórico atual de crise estrutural do capital e suas implicações político-sociais no processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina. Nossa base teórica de análise será o marxismo. Esperamos contribuir iluminando o debate sobre a formação docente no cenário de crise do capitalismo contemporâneo.pt_BR
dc.description.abstract-esEste artículo tiene como objetivo desarrollar una reflexión crítica sobre la influencia del pensamiento postmoderno en la construcción de una concepción de historia. El enfoque principal del análisis tiene como base la relación entre la postmodernidad y la educación, destacando principalmente la formación del profesorado de historia en el contexto histórico actual de la crisis estructural del capital y sus implicaciones políticas-sociales en la enseñanza y aprendizaje de esta asignatura. Nuestros análisis teóricos se basan en el marxismo. Esperamos contribuir con un mejor aclaramiento sobre el debate acerca de la formación del profesorado en el escenario contemporáneo de la crisis capitalista.pt_BR
dc.title.enPostmodern thought and History teacher education within the context of structural crisis of capitalpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_amspereirafjfcosta.pdf322,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.