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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22730
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Albuquerque, Luiz Botelho | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria Goretti Herculano | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-12T17:47:13Z | - |
dc.date.available | 2017-05-12T17:47:13Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Goretti Herculano. Ao tecer somos tecidos: (re) significando a docência na constituição do habitus em estudantes de música – licenciatura . 2016. 167f. – Tese (Doutorado) Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22730 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Curso de Música-Licenciatura da UFCA | pt_BR |
dc.subject | Sociedade de Cultura Artística do Crato SCAC | pt_BR |
dc.subject | Crato (CE) – Cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Music-Graduation | pt_BR |
dc.subject | Narratives | pt_BR |
dc.title | Ao tecer somos tecidos: (re) significando a docência na constituição do habitus em estudantes de música – licenciatura | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objeto deste ensaio é a tessitura do habitus docente de estudantes do Curso de Música da UFCA, com origem em suas histórias de vida. Insere-se nas pesquisas que buscam pôr em evidência aspectos macro e microssociais da constituição do ser professor (de Música). Propôs-se, com efeito, designar uma concepção de como a docência é estabelecida em professores de Música. Parte do seguinte questionamento: como nos tornamos professores? Nessa direção, definiu-se, como objetivo geral desta pesquisa, Analisar as narrativas de estudantes do Curso de Música-Licenciatura da UFCA, buscando compreender como é constituída a docência (habitus docente) nesses sujeitos. Como objetivos específicos: delinear a trajetória e o encontro com o objeto de estudo; elucidar as relações entre a abordagem (auto) biográfica como modelo de formação e o Modelo teórico Praxiologia, de Pierre Bourdieu, ressaltando as contribuições desses dois modelos para desvelar o habitus docente; descrever e interpretar as experiências que marcaram as trajetórias dos estudantes, do ponto de vista da composição de sentidos e significados que convergem para a constituição de um habitus (docente); discutir a afluência da trajetória dos sujeitos para um mesmo espaço que compõe o campo pedagógico musical da UFCA e os projetos que passam a ser articulados. “Ao tecer, somos tecidos” configura, então, a ideia de um processo que ajusta os fios individuais da trama, ao fazer coletivo da urdidura. A trama referida é a trajetória dos indivíduos que perpassa a urdidura das estruturas sociais que são componentes do tear (o campo) da docência em Música. Nesse caso, a constituição do ser professor de Música é o tecido que será gerado nesse processo. De tal modo, o estudo mantém em seu escopo o seguinte enunciado: As experiências de socialização de um grupo de estudantes de Música- Licenciatura estabelecidas em suas trajetórias, ao serem associadas à sua inserção no campo da docência em Música, demonstram a constituição de um habitus docente. Afirma-se, portanto, que a docência em estudantes/professores de Música-Licenciatura da UFCA é tecida nas trajetórias formativas expressas, em suas narrativas (auto) biográficas, na modalidade de habitus. A discussão empreendida neste estudo está ancorada no aporte teórico da Praxiologia de Pierre Bourdieu (BOURDIEU, 1983, 1998, 2003, 2005, 2007) e na abordagem das histórias de vida e formação (JOSSO, DOMINICÉ, PINEAU, DELORY MOMBERGER, GORRIZ, CUNHA). As histórias de vida, na categoria Ateliê (auto) biográfico compuseram o aporte metodológico da pesquisa, utilizando-se das narrativas de cinco estudantes/professores de Música. O resultado de relacionar as experiências demonstrou aspectos que se aproximam em similaridades e que se distanciam em diferenças. São, no entanto, dois processos de formação que, neste estudo, dialogam. E o que resulta desse dialogo é obter-se a compreensão do que é esse habitus docente, esse conjunto de disposições que constituíram o ser professor e que se entende ocorrerem ao longo da vida e não apenas em uma destas etapas. | pt_BR |
dc.title.en | When we are woven: (re) meaning teaching in habitus constitution in music students - bachelor | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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