Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22697
Type: Artigo de Periódico
Title: Fontes especializadas de informação: experimento didático com aplicação do Diagrama Belluzzo
Title in English: Specialized sources of information: teaching experiment with application Diagram Belluzzo
Authors: Farias, Gabriela Belmont de
Santos, Thaiana Barros dos
Sousa, Francisca Liliana Martins de
Keywords: Diagrama Belluzzo;Ensino de Biblioteconomia;Fontes especializadas de informação;Metodologias ativas;Belluzzo Diagram;Librarianship education;Specialized information sources;Active methodologies
Issue Date: 2016
Publisher: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação (REBECIN)
Citation: FARIAS, Gabriela Belmont de; SANTOS, Thaiana Barros dos; SOUSA, Francisca Liliana Martins de. Fontes especializadas de informação: experimento didático com aplicação do Diagrama Belluzzo. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação (REBECIN), v. 3, n. 1, p. 105-120, jan./jun. 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: Estimular a criatividade dos discentes por meio de metodologias ativas de aprendizagem é um desafio a ser superado a cada encontro em sala de aula. A partir desta reflexão, surgiu a necessidade de descrever sobre uma experiência da utilização do Diagrama Belluzzo® como métodos ativos de ensino-aprendizagem, com objetivo de delinear por meio de conteúdos teóricos e práticas da disciplina Fontes Especializadas de Informação do curso de Biblioteconomia. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, com a participação de discentes, os quais participaram da elaboração do Diagrama Belluzzo® em sala de aula com intuito de organizar o seminário sobre políticas, programas e ações governamentais na área da informação. A coleta dos dados junto aos discentes ocorreu por meio de um questionário fechado. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin com o estabelecimento de categorias. Os resultados do processo de construção dos diagramas refletem na postura crítica e participativa do discente nos conteúdos ministrados em sala de aula. Concluímos que o uso de método ativo pode auxiliar os discentes a esquematizar e ressaltar os aspectos que devem ser trabalhados em sala de aula, por meio de uma inter-relação entre a teoria e a prática.
Abstract: Stimulate the creativity of students through active learning methods is a challenge to be overcome every encounter in the classroom. From this reflection, the need arose to describe about an experiment using the Diagram Belluzzo® as active teachinglearning methods, in order to delineate through theoretical and practical content of the course Specialized Sources Librarianship course information. This is an exploratory research, with the participation of students, who participated in the preparation of Diagram Belluzzo® in the classroom with the intention of organizing the seminar on policies, programs and government actions in the information area. The collection of data from the students was through a closed questionnaire. Data were analyzed by the Bardin content analysis technique with the establishment of categories. The results of the construction process diagrams reflect the critical and participative attitude of the student in the content taught in class. We conclude that the use of active method can help students to lay out and highlight the aspects that should be worked in the classroom, through an interplay between theory and practice.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22697
ISSN: 2358-3193
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_art_gbfarias.pdf478,4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.