Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22622
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Aplicação de mapas conceituais como ferramentas didático-pedagógicas na área de recursos e serviços de informação
Título en inglés: Application of conceptual maps as didactic and pedagogical tools in the area of resources and information services
Autor : Farias, Maria Giovanna Guedes
Farias, Gabriela Belmont de
Palabras clave : Mapas conceituais;Ferramentas didático-pedagógicas;Biblioteconomia;Recursos e serviços de informação;Conceptual maps;Librarianship;Didactic and pedagogical tools;Resources and information services
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Biblios
Citación : FARIAS, Maria Giovanna Guedes; FARIAS, Gabriela Belmont de. Aplicação de mapas conceituais como ferramentas didático-pedagógicas na área de recursos e serviços de informação. Biblios (online), Peru, n. 63, p. 13-27, 2016.
Resumen en portugués brasileño: Objetivo. Analisar o uso de mapas conceituais como ferramentas didático-pedagógicas, a partir de uma experiência realizada em sala de aula, nas disciplinas Fontes Especializadas e Serviços de Informação do curso de Biblioteconomia. Método. A abordagem metodológica caracteriza-se por sua natureza aplicada, exploratória e de observação. Os dados foram coletados junto aos discentes por meio da aplicação de questionário, e a análise ocorreu com auxílio da técnica de análise de conteúdo. Resultados. A maioria dos alunos veem os mapas conceituais como facilitadores da construção do conhecimento, e visualizam a utilização destes em contextos diversos. Conclusões. A utilização de mapas conceituais como ferramentas didático-pedagógicas podem promover nos alunos a potencialização do aprendizado e a reflexão sobre o estabelecimento de um percurso para a construção compartilhada de novos saberes, agregando conhecimentos prévios e transformando-os para serem utilizados no preenchimento de lacunas cognitivas.
Abstract: Objective. Analyze the use of concept maps as didactic and pedagogical tools, from an experiment conducted in the classroom, in the disciplines Specialized Sources and Information Services of the graduation in Librarianship. Method. The methodological approach is characterized by its applied nature, exploratory and observation. Data were collected from the students by applying a questionnaire, and analysis took place with the help of content analysis techniques . Results. The most students see the conceptual maps as facilitators of knowledge construction, and view the use of these in different contexts, like the librarian activities. Conclusions. The use of concept maps as didactic and pedagogical tools can foster in students the enhancement of learning and reflection on the establishment of a route for the shared construction of new knowledge, adding previous knowledge and transforming them for use in cognitive fill gaps.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22622
ISSN : 1562-4730 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_art_mggfarias.pdf590,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.