Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22622
Type: Artigo de Periódico
Title: Aplicação de mapas conceituais como ferramentas didático-pedagógicas na área de recursos e serviços de informação
Title in English: Application of conceptual maps as didactic and pedagogical tools in the area of resources and information services
Authors: Farias, Maria Giovanna Guedes
Farias, Gabriela Belmont de
Keywords: Mapas conceituais;Ferramentas didático-pedagógicas;Biblioteconomia;Recursos e serviços de informação;Conceptual maps;Librarianship;Didactic and pedagogical tools;Resources and information services
Issue Date: 2016
Publisher: Biblios
Citation: FARIAS, Maria Giovanna Guedes; FARIAS, Gabriela Belmont de. Aplicação de mapas conceituais como ferramentas didático-pedagógicas na área de recursos e serviços de informação. Biblios (online), Peru, n. 63, p. 13-27, 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: Objetivo. Analisar o uso de mapas conceituais como ferramentas didático-pedagógicas, a partir de uma experiência realizada em sala de aula, nas disciplinas Fontes Especializadas e Serviços de Informação do curso de Biblioteconomia. Método. A abordagem metodológica caracteriza-se por sua natureza aplicada, exploratória e de observação. Os dados foram coletados junto aos discentes por meio da aplicação de questionário, e a análise ocorreu com auxílio da técnica de análise de conteúdo. Resultados. A maioria dos alunos veem os mapas conceituais como facilitadores da construção do conhecimento, e visualizam a utilização destes em contextos diversos. Conclusões. A utilização de mapas conceituais como ferramentas didático-pedagógicas podem promover nos alunos a potencialização do aprendizado e a reflexão sobre o estabelecimento de um percurso para a construção compartilhada de novos saberes, agregando conhecimentos prévios e transformando-os para serem utilizados no preenchimento de lacunas cognitivas.
Abstract: Objective. Analyze the use of concept maps as didactic and pedagogical tools, from an experiment conducted in the classroom, in the disciplines Specialized Sources and Information Services of the graduation in Librarianship. Method. The methodological approach is characterized by its applied nature, exploratory and observation. Data were collected from the students by applying a questionnaire, and analysis took place with the help of content analysis techniques . Results. The most students see the conceptual maps as facilitators of knowledge construction, and view the use of these in different contexts, like the librarian activities. Conclusions. The use of concept maps as didactic and pedagogical tools can foster in students the enhancement of learning and reflection on the establishment of a route for the shared construction of new knowledge, adding previous knowledge and transforming them for use in cognitive fill gaps.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22622
ISSN: 1562-4730 (online)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_art_mggfarias.pdf590,74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.