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dc.contributor.authorSchilling, Elisabeth-
dc.date.accessioned2017-02-08T16:51:04Z-
dc.date.available2017-02-08T16:51:04Z-
dc.date.issued1986-
dc.identifier.citationSchilling, E. (1986)pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21919-
dc.descriptionSCHILLING, Elisabeth. Um estudo sobre a interação das dimensões – introversão extroversão e dogmatismo e a influência observada na diferenciação das capacidades cognitivas. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 9, n. 11, p. 41-63, 1986.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntroversãopt_BR
dc.subjectExtroversãopt_BR
dc.subjectDogmatismopt_BR
dc.subjectCapacidade cognitivapt_BR
dc.titleUm estudo sobre a interação das dimensões – introversão extroversão e dogmatismo e a influência observada na diferenciação das capacidades cognitivaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo longo da História tem-se observado o empenho dos investigadores, em seus trabalhos, tentando estabelecer relações explicativas precisas entre a personalidade e situações como rendimento acadêmico, produtividade no trabalho, surgimento de determinadas doenças, facilidade e dificuldade nas operações cognitivas, adaptabilidade, vulnerabilidade ao stress e outras. Os experimentos levados a efeito, para explicar a dinâmica das relações entre os aspectos da configuração personalógica e a maioria das situações mencionadas acima, evidenciaram resultados imprecisos de modo a dificultar o estabelecimento "de proposições claras e precisas. Acredita-se que isto deve-se, particularmente, à complexidade da personalidade, pois este é um tópico da Psicologia que apresenta várias definições, onde umas se completam e outras se contrapõem, além de se observar, também, diversas ambiguidades. Sabe-se, também, da dificuldade de planejar experimentos em Psicologia, pois seus tópicos, na maioria das vezes, não possibilitam ao investigador uma operacionalização clara para se obter a precisão desejada.pt_BR
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