Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21670
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência |
Título en inglés: | The comprehensive practice in teacher formation in sociology: an experience from 'Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência' |
Autor : | Almeida, Rosemary de Oliveira Gonçalves, Danyelle Nilin |
Palabras clave : | Formação docente;Práticas educativas;Sociologia |
Fecha de publicación : | 2012 |
Editorial : | Revista Cocar |
Citación : | Almeida, R. O.; Gonçalves, D. N. (2012) |
Resumen en portugués brasileño: | O artigo reflete sobre a formação docente do cientista social que atuará na educação de jovens no Ensino Médio, os desafios e incertezas com os quais se defrontam e, consequentemente, sobre os rumos da Sociologia, como uma área das ciências sociais, apta a se aventurar no conhecimento, na pesquisa e na prática pedagógica do dia a dia escolar. As reflexões aqui contidas são baseadas nos resultados de uma prática reflexiva que está se consolidando no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), que objetiva estimular a escolha pelas licenciaturas, a valorização do magistério e a inserção dos licenciandos na vida escolar. |
Abstract: | The article reflects on the teacher training of the social scientist who will act in the education of young people in High School, the challenges and uncertainties they face and, consequently, on the direction of Sociology as a social science, able to venture on knowledge, research and pedagogical practice of school routine. The reflections contained herein are based on the results of a reflexive practice that is being consolidated in the Graduate Course in Social Sciences at the State University of Ceara, through the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, which aims to stimulate the choice for undergraduation courses, the enhancement of teaching and the inclusion of undergraduates and in school life. |
Descripción : | ALMEIDA, Rosemary de Oliveira; GONÇALVES, Danyelle Nilin. A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência. Revista Cocar, Belém, v. 6, n. 11, p. 77-85, jan./jul. 2012. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21670 |
ISSN : | 2237-0315 1981-9269 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_art_roalmeida.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.