Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21670
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Rosemary de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Danyelle Nilin | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-20T17:29:56Z | - |
dc.date.available | 2017-01-20T17:29:56Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Almeida, R. O.; Gonçalves, D. N. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-0315 | - |
dc.identifier.issn | 1981-9269 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21670 | - |
dc.description | ALMEIDA, Rosemary de Oliveira; GONÇALVES, Danyelle Nilin. A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência. Revista Cocar, Belém, v. 6, n. 11, p. 77-85, jan./jul. 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article reflects on the teacher training of the social scientist who will act in the education of young people in High School, the challenges and uncertainties they face and, consequently, on the direction of Sociology as a social science, able to venture on knowledge, research and pedagogical practice of school routine. The reflections contained herein are based on the results of a reflexive practice that is being consolidated in the Graduate Course in Social Sciences at the State University of Ceara, through the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, which aims to stimulate the choice for undergraduation courses, the enhancement of teaching and the inclusion of undergraduates and in school life. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Cocar | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.title | A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O artigo reflete sobre a formação docente do cientista social que atuará na educação de jovens no Ensino Médio, os desafios e incertezas com os quais se defrontam e, consequentemente, sobre os rumos da Sociologia, como uma área das ciências sociais, apta a se aventurar no conhecimento, na pesquisa e na prática pedagógica do dia a dia escolar. As reflexões aqui contidas são baseadas nos resultados de uma prática reflexiva que está se consolidando no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), que objetiva estimular a escolha pelas licenciaturas, a valorização do magistério e a inserção dos licenciandos na vida escolar. | pt_BR |
dc.title.en | The comprehensive practice in teacher formation in sociology: an experience from 'Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência' | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_art_roalmeida.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.