Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21670
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Rosemary de Oliveira-
dc.contributor.authorGonçalves, Danyelle Nilin-
dc.date.accessioned2017-01-20T17:29:56Z-
dc.date.available2017-01-20T17:29:56Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationAlmeida, R. O.; Gonçalves, D. N. (2012)pt_BR
dc.identifier.issn2237-0315-
dc.identifier.issn1981-9269-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21670-
dc.descriptionALMEIDA, Rosemary de Oliveira; GONÇALVES, Danyelle Nilin. A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência. Revista Cocar, Belém, v. 6, n. 11, p. 77-85, jan./jul. 2012.pt_BR
dc.description.abstractThe article reflects on the teacher training of the social scientist who will act in the education of young people in High School, the challenges and uncertainties they face and, consequently, on the direction of Sociology as a social science, able to venture on knowledge, research and pedagogical practice of school routine. The reflections contained herein are based on the results of a reflexive practice that is being consolidated in the Graduate Course in Social Sciences at the State University of Ceara, through the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, which aims to stimulate the choice for undergraduation courses, the enhancement of teaching and the inclusion of undergraduates and in school life.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Cocarpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleA prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docênciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo reflete sobre a formação docente do cientista social que atuará na educação de jovens no Ensino Médio, os desafios e incertezas com os quais se defrontam e, consequentemente, sobre os rumos da Sociologia, como uma área das ciências sociais, apta a se aventurar no conhecimento, na pesquisa e na prática pedagógica do dia a dia escolar. As reflexões aqui contidas são baseadas nos resultados de uma prática reflexiva que está se consolidando no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), que objetiva estimular a escolha pelas licenciaturas, a valorização do magistério e a inserção dos licenciandos na vida escolar.pt_BR
dc.title.enThe comprehensive practice in teacher formation in sociology: an experience from 'Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência'pt_BR
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_roalmeida.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.