Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21143
Tipo: Artigo de Evento
Título : A influência do contexto socioeconômico na educação: um enfoque sobre a educação corporal do ser social
Autor : Sousa Neto, Valmir Arruda de
Palabras clave : Educação;Educação física;Sociedade
Fecha de publicación : 2011
Editorial : 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos
Citación : SOUSA NETO, Valmir Arruda de. A influência do contexto socioeconômico na educação: um enfoque sobre a educação corporal do ser social. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-15.
Resumen en portugués brasileño: O presente artigo pretende realizar uma análise histórica da Educação, em especial da Educação Física no qual refletiremos sobre os diversos modelos de sociedade e os interesses que norteavam a educação dentro dessas realidades, reflexão esta que se torna necessária para compreensão da função social exercida pela Educação Física na contemporaneidade. Iniciaremos esse resgate analisando o modo de organização social presente nas comunidades primitivas chegando ao homem antigo. Posteriormente nos debruçaremos sobre o sistema feudal e suas práticas educativas, para finalmente direcionarmos nossa olhar ao modelo de formação do homem burguês e o início dos processos educacionais no nosso país. Percebemos que no transcorrer da história os modelos educacionais se moldavam conforme as necessidades das classes dominantes, classes essas que começam a se constituir quando a propriedade deixa de ser coletiva se tornando privada e a produção é maior que o consumo, gerando o excedente. Notamos que na cronologia estudada sempre que havia uma mudança na camada da sociedade que estava no poder, mudavam também os modos de educar os mais jovens, entretanto o objetivo era sempre o mesmo: a manutenção e ampliação das riquezas. Identificamos que em diferentes momentos históricos a educação sempre teve o mesmo fim e a educação física serviu de ferramenta para a realização desses objetivos.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21143
ISSN : 2177-7624
Aparece en las colecciones: CH - Eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2011_eve_vasousaneto.pdf194,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.