Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21143
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | A influência do contexto socioeconômico na educação: um enfoque sobre a educação corporal do ser social |
Autor : | Sousa Neto, Valmir Arruda de |
Palabras clave : | Educação;Educação física;Sociedade |
Fecha de publicación : | 2011 |
Editorial : | 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos |
Citación : | SOUSA NETO, Valmir Arruda de. A influência do contexto socioeconômico na educação: um enfoque sobre a educação corporal do ser social. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-15. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente artigo pretende realizar uma análise histórica da Educação, em especial da Educação Física no qual refletiremos sobre os diversos modelos de sociedade e os interesses que norteavam a educação dentro dessas realidades, reflexão esta que se torna necessária para compreensão da função social exercida pela Educação Física na contemporaneidade. Iniciaremos esse resgate analisando o modo de organização social presente nas comunidades primitivas chegando ao homem antigo. Posteriormente nos debruçaremos sobre o sistema feudal e suas práticas educativas, para finalmente direcionarmos nossa olhar ao modelo de formação do homem burguês e o início dos processos educacionais no nosso país. Percebemos que no transcorrer da história os modelos educacionais se moldavam conforme as necessidades das classes dominantes, classes essas que começam a se constituir quando a propriedade deixa de ser coletiva se tornando privada e a produção é maior que o consumo, gerando o excedente. Notamos que na cronologia estudada sempre que havia uma mudança na camada da sociedade que estava no poder, mudavam também os modos de educar os mais jovens, entretanto o objetivo era sempre o mesmo: a manutenção e ampliação das riquezas. Identificamos que em diferentes momentos históricos a educação sempre teve o mesmo fim e a educação física serviu de ferramenta para a realização desses objetivos. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21143 |
ISSN : | 2177-7624 |
Aparece en las colecciones: | CH - Eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_eve_vasousaneto.pdf | 194,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.