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dc.contributor.authorSousa Neto, Valmir Arruda de-
dc.date.accessioned2016-11-22T11:00:09Z-
dc.date.available2016-11-22T11:00:09Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSOUSA NETO, Valmir Arruda de. A influência do contexto socioeconômico na educação: um enfoque sobre a educação corporal do ser social. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-15.pt_BR
dc.identifier.issn2177-7624-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21143-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.titleA influência do contexto socioeconômico na educação: um enfoque sobre a educação corporal do ser socialpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo pretende realizar uma análise histórica da Educação, em especial da Educação Física no qual refletiremos sobre os diversos modelos de sociedade e os interesses que norteavam a educação dentro dessas realidades, reflexão esta que se torna necessária para compreensão da função social exercida pela Educação Física na contemporaneidade. Iniciaremos esse resgate analisando o modo de organização social presente nas comunidades primitivas chegando ao homem antigo. Posteriormente nos debruçaremos sobre o sistema feudal e suas práticas educativas, para finalmente direcionarmos nossa olhar ao modelo de formação do homem burguês e o início dos processos educacionais no nosso país. Percebemos que no transcorrer da história os modelos educacionais se moldavam conforme as necessidades das classes dominantes, classes essas que começam a se constituir quando a propriedade deixa de ser coletiva se tornando privada e a produção é maior que o consumo, gerando o excedente. Notamos que na cronologia estudada sempre que havia uma mudança na camada da sociedade que estava no poder, mudavam também os modos de educar os mais jovens, entretanto o objetivo era sempre o mesmo: a manutenção e ampliação das riquezas. Identificamos que em diferentes momentos históricos a educação sempre teve o mesmo fim e a educação física serviu de ferramenta para a realização desses objetivos.pt_BR
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