Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20915
Type: | Artigo de Evento |
Title: | A formação dos professores do Projovem Urbano de Fortaleza e suas práticas pedagógicas em sala de aula |
Authors: | Silva, Francisca Eliana Santos da Cruz, Carlos Alberto Carneiro Silva, Élida Mônica Soares da |
Keywords: | PROJOVEM Urbano de Fortaleza;Formação Continuada do Professor;Práticas pedagógicas |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos |
Citation: | SILVA, Francisca Eliana Santos da; CRUZ, Carlos Alberto Carneiro; SILVA, Élida Mônica Soares da. A formação dos professores do PROJOVEM Urbano de Fortaleza e suas práticas pedagógicas em sala de aula. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2., 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p. 1-10. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho busca enfatizar o processo de formação continuada dos professores do PROJOVEM Urbano de Fortaleza, relacionado o resultado dessa formação na sua prática pedagógica. O PROJOVEM é um programa que tem como finalidade oferecer oportunidades a jovens que vivem em áreas de risco e não chegaram a concluir a educação básica, assim ele permite que esses jovens voltem novamente para os espaços escolares. Durante o desenvolvimento desse trabalho utilizamos como referencial metodológico leituras de artigos, manuais de apoio trabalhados pelos alunos e professores nas escolas, pesquisas bibliográficas, discussões em grupo e principalmente os registros das observações realizadas no período das formações, planejamentos e de aulas em algumas escolas de diferentes polos. Percebemos que a formação dos professores se foca no trabalho de melhorar e ampliar as práticas pedagógicas deles em sua vida cotidiana em sala de aula. Os formadores propõem questões e debates que proporcionam um melhor entendimento e esclarecimento da importância de se trabalhar com a realidade e vivências dos alunos, pois os mesmo já trazem consigo informações e experiências de vida na qual os professores devem explorar e organizar as ideias e informações desses jovens em conhecimentos construtivos. As formações continuadas norteiam uma perspectiva de cooperação interdisciplinar, ações que motivem o desenvolvimento dos conhecimentos e a valorização dos saberes prévios dos alunos e assim refletem na atuação dos professores em suas práticas de ensino. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20915 |
ISSN: | 2177-7624 |
Appears in Collections: | CH - Eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011_eve_fessilva.pdf | 144,69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.