Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20915
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Francisca Eliana Santos da-
dc.contributor.authorCruz, Carlos Alberto Carneiro-
dc.contributor.authorSilva, Élida Mônica Soares da-
dc.date.accessioned2016-11-09T13:26:55Z-
dc.date.available2016-11-09T13:26:55Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSILVA, Francisca Eliana Santos da; CRUZ, Carlos Alberto Carneiro; SILVA, Élida Mônica Soares da. A formação dos professores do PROJOVEM Urbano de Fortaleza e suas práticas pedagógicas em sala de aula. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2., 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p. 1-10.pt_BR
dc.identifier.issn2177-7624-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20915-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxospt_BR
dc.subjectPROJOVEM Urbano de Fortalezapt_BR
dc.subjectFormação Continuada do Professorpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleA formação dos professores do Projovem Urbano de Fortaleza e suas práticas pedagógicas em sala de aulapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho busca enfatizar o processo de formação continuada dos professores do PROJOVEM Urbano de Fortaleza, relacionado o resultado dessa formação na sua prática pedagógica. O PROJOVEM é um programa que tem como finalidade oferecer oportunidades a jovens que vivem em áreas de risco e não chegaram a concluir a educação básica, assim ele permite que esses jovens voltem novamente para os espaços escolares. Durante o desenvolvimento desse trabalho utilizamos como referencial metodológico leituras de artigos, manuais de apoio trabalhados pelos alunos e professores nas escolas, pesquisas bibliográficas, discussões em grupo e principalmente os registros das observações realizadas no período das formações, planejamentos e de aulas em algumas escolas de diferentes polos. Percebemos que a formação dos professores se foca no trabalho de melhorar e ampliar as práticas pedagógicas deles em sua vida cotidiana em sala de aula. Os formadores propõem questões e debates que proporcionam um melhor entendimento e esclarecimento da importância de se trabalhar com a realidade e vivências dos alunos, pois os mesmo já trazem consigo informações e experiências de vida na qual os professores devem explorar e organizar as ideias e informações desses jovens em conhecimentos construtivos. As formações continuadas norteiam uma perspectiva de cooperação interdisciplinar, ações que motivem o desenvolvimento dos conhecimentos e a valorização dos saberes prévios dos alunos e assim refletem na atuação dos professores em suas práticas de ensino.pt_BR
Aparece nas coleções:CH - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_fessilva.pdf144,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.