Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20915
Tipo: Artigo de Evento
Título: A formação dos professores do Projovem Urbano de Fortaleza e suas práticas pedagógicas em sala de aula
Autor(es): Silva, Francisca Eliana Santos da
Cruz, Carlos Alberto Carneiro
Silva, Élida Mônica Soares da
Palavras-chave: PROJOVEM Urbano de Fortaleza;Formação Continuada do Professor;Práticas pedagógicas
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos
Citação: SILVA, Francisca Eliana Santos da; CRUZ, Carlos Alberto Carneiro; SILVA, Élida Mônica Soares da. A formação dos professores do PROJOVEM Urbano de Fortaleza e suas práticas pedagógicas em sala de aula. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2., 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p. 1-10.
Resumo: O presente trabalho busca enfatizar o processo de formação continuada dos professores do PROJOVEM Urbano de Fortaleza, relacionado o resultado dessa formação na sua prática pedagógica. O PROJOVEM é um programa que tem como finalidade oferecer oportunidades a jovens que vivem em áreas de risco e não chegaram a concluir a educação básica, assim ele permite que esses jovens voltem novamente para os espaços escolares. Durante o desenvolvimento desse trabalho utilizamos como referencial metodológico leituras de artigos, manuais de apoio trabalhados pelos alunos e professores nas escolas, pesquisas bibliográficas, discussões em grupo e principalmente os registros das observações realizadas no período das formações, planejamentos e de aulas em algumas escolas de diferentes polos. Percebemos que a formação dos professores se foca no trabalho de melhorar e ampliar as práticas pedagógicas deles em sua vida cotidiana em sala de aula. Os formadores propõem questões e debates que proporcionam um melhor entendimento e esclarecimento da importância de se trabalhar com a realidade e vivências dos alunos, pois os mesmo já trazem consigo informações e experiências de vida na qual os professores devem explorar e organizar as ideias e informações desses jovens em conhecimentos construtivos. As formações continuadas norteiam uma perspectiva de cooperação interdisciplinar, ações que motivem o desenvolvimento dos conhecimentos e a valorização dos saberes prévios dos alunos e assim refletem na atuação dos professores em suas práticas de ensino.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20915
ISSN: 2177-7624
Aparece nas coleções:CH - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_fessilva.pdf144,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.