Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20914
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | E o aluno da escola pública, onde é que tá?: a realidade dos alunos da rede pública diante do sonho da universidade |
Autor : | Freitas, Francisca Elle da Fonseca Oliveira, Joyce Mara Silva de Mendes, José Ernandi |
Palabras clave : | Educação Pública;Desafios no Ensino Médio;Perspectivas de universidade |
Fecha de publicación : | 2011 |
Editorial : | 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos |
Citación : | FREITAS, Francisca Elle da Fonseca; OLIVEIRA, Joyce Mara Silva de; MENDES, José Ernandi. E o aluno da escola pública, onde é que tá?: a realidade dos alunos da rede pública diante do sonho da universidade. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2., 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES. HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p. 1-10. |
Resumen en portugués brasileño: | Nos últimos anos tem se tornado cada vez mais difícil encontrar estudantes oriundos da rede pública nas grandes universidades públicas brasileiras. Segundo o Censo da Educação Superior de 2008, esse número é de aproximadamente 15%. Dos problemas envolvendo a educação pública cearense, a baixa qualidade tem sido um dos mais enfatizados pelos sujeitos da comunidade escolar e segmentos sociais diversos. Outra questão debatida é a centralização dos campi avançados da UECE e da UFC, que não atendem igualmente a demanda de todas as regiões do estado. As alternativas encontradas pelos estudantes da rede pública para driblarem essa realidade são ações como o aumento da procura pelos cursinhos preparatórios, bolsas do PROUNI, FIES, cursos à distância e até o deslocamento para outros estados. Essa situação incitou uma aluna do 3º ano do Ensino Médio estadual a questionar: “E o aluno da escola pública, onde é que tá?”. Desta forma, o objetivo deste artigo é situar a trajetória dos alunos da rede pública, na cidade de Russas, que buscam uma formação acadêmica. A metodologia conjuga entrevistas a alunos e professores da rede pública de ensino médio e discursos veiculados por órgãos governamentais e pela mídia impressa. Os resultados iniciais apontam que os estudantes da rede pública não se fazem presentes nos cursos de maior prestígio socioeconômicos das universidades públicas. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20914 |
ISSN : | 2177-7624 |
Aparece en las colecciones: | CH - Eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_eve_feffreitas.pdf | 259,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.