Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20914
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Francisca Elle da Fonseca | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Joyce Mara Silva de | - |
dc.contributor.author | Mendes, José Ernandi | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-09T13:21:47Z | - |
dc.date.available | 2016-11-09T13:21:47Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Francisca Elle da Fonseca; OLIVEIRA, Joyce Mara Silva de; MENDES, José Ernandi. E o aluno da escola pública, onde é que tá?: a realidade dos alunos da rede pública diante do sonho da universidade. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2., 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES. HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p. 1-10. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-7624 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20914 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos | pt_BR |
dc.subject | Educação Pública | pt_BR |
dc.subject | Desafios no Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Perspectivas de universidade | pt_BR |
dc.title | E o aluno da escola pública, onde é que tá?: a realidade dos alunos da rede pública diante do sonho da universidade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Nos últimos anos tem se tornado cada vez mais difícil encontrar estudantes oriundos da rede pública nas grandes universidades públicas brasileiras. Segundo o Censo da Educação Superior de 2008, esse número é de aproximadamente 15%. Dos problemas envolvendo a educação pública cearense, a baixa qualidade tem sido um dos mais enfatizados pelos sujeitos da comunidade escolar e segmentos sociais diversos. Outra questão debatida é a centralização dos campi avançados da UECE e da UFC, que não atendem igualmente a demanda de todas as regiões do estado. As alternativas encontradas pelos estudantes da rede pública para driblarem essa realidade são ações como o aumento da procura pelos cursinhos preparatórios, bolsas do PROUNI, FIES, cursos à distância e até o deslocamento para outros estados. Essa situação incitou uma aluna do 3º ano do Ensino Médio estadual a questionar: “E o aluno da escola pública, onde é que tá?”. Desta forma, o objetivo deste artigo é situar a trajetória dos alunos da rede pública, na cidade de Russas, que buscam uma formação acadêmica. A metodologia conjuga entrevistas a alunos e professores da rede pública de ensino médio e discursos veiculados por órgãos governamentais e pela mídia impressa. Os resultados iniciais apontam que os estudantes da rede pública não se fazem presentes nos cursos de maior prestígio socioeconômicos das universidades públicas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CH - Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_eve_feffreitas.pdf | 259,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.