Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19606
Type: | Artigo de Evento |
Title: | A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica |
Authors: | Vasconcelos, Maria Manolisa Nogueira |
Keywords: | Abordagem comunicativa;Língua estrangeira;Gramática;Communicative approach;Foreign language;Grammar |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Encontro sobre gramática: saberes e fazeres |
Citation: | VASCONCELLOS, Maria Manolisa Nogueira. A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica. In:ENCONTRO DE GRAMÁTICA: SABERES E FAZERES, 1., 2012, Fortaleza. Anais ... Fortaleza: GEMD, 2012, p. 11-25. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho, especialmente elaborado para professores de línguas estrangeiras e graduandos do Curso de Letras de qualquer habilitação, objetiva empreender uma reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas adotadas para o ensino de gramática notadamente na Abordagem Comunicativa (AC). Para tanto, o artigo foi organizado conforme descrito a seguir: na primeira parte, empreendemos, para fins de contextualização, uma breve reflexão históricoteórico-prática do ensino-aprendizagem da gramática, contemplando os métodos tradicionais e comunicativos com destaque para a AC e na segunda parte, realizamos uma reflexão sobre o ensino de LE na AC, apresentando um panorama sucinto das abordagens que regem o ensino de línguas na atualidade. Para fundamentar este trabalho, foram considerados os estudos investigativos de Widdowson (1991), Silveira (1999), Lamb Fenner & Corbari (2006), Almeida (2011), Santos & Almeida Filho (2012), entre outros. |
Abstract: | This article, especially designed for foreign language teachers and undergraduate students of Arts (languages), aims at developing a critical consideration of the pedagogical practices adopted for the teaching of grammar through the Communicative Approach in particular. The issues treated in this work were organized into two sections. In the first one, a brief historic-theoretical-practical discussion was developed for the purposes of issue contextualization, taking into consideration the traditional and communicative methods with special focus on the Communicative Approach. In the second section, a brief overview of the approaches that rule the current teaching practices of languages is provided. The ideas presented and discussed here are grounded on the works of Widdowson (1991), Silveira (1999), Lamb Fenner & Corbari (2006), Almeida (2011), Santos & Almeida Filho (2012), among others. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19606 |
ISSN: | 2316-9583 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DLE - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_mmnvasconcellos.pdf | 538,77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.