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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19599
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Análise de atividades gramaticais em materiais didáticos em EAD |
Autor : | Nogueira, Marílio Salgado Lopes, Maria Fabíola Vasconcelos |
Palabras clave : | Atividades gramaticais;Funcionalismo;Ensino à distância;Material virtual;Ambiente virtual de aprendizagem |
Fecha de publicación : | 2012 |
Editorial : | Encontro sobre gramática: saberes e fazeres |
Citación : | NOGUEIRA, Marílio Salgado; LOPES, Maria Fabíola Vasconcelos. Análise de atividades gramaticais em materiais em EAD. In: ENCONTRO SOBRE GRAMÁTICA: SABERES E FAZERES, 1., Fortaleza. Anais ... Fortaleza: GEMD , 2012. p. 90-99. |
Resumen en portugués brasileño: | Um dos desafios do professor de língua estrangeira é tentar transmitir o conteúdo gramatical de uma forma suave e inteligível aos alunos. Porém, segundo Antunes (2009), apesar de o docente possuir conhecimento sobre diferentes tipos de gramáticas, de modo que venha facilitar o acesso à compreensão da estrutura linguística, não há como o professor, muitas vezes, se desvencilhar da maneira de ministrar suas aulas, voltando o foco do ensino da língua em sua forma. Por outro lado, Neves (2005) considera que outros conhecimentos gramaticais, como a Gramática Funcional, tem o interesse de estudar a estrutura da língua na qual se atribui funções a cada unidade, levando em conta a competência comunicativa do falante, ou seja, a comunicação do indivíduo. Também, Halliday (1990), mais moderado, advoga em favor da compreensão da estrutura da língua, aplicando um pouco de formalismo e funcionalismo. Assim, com o advento das novas tecnologias, criam-se os cursos em modalidade de Ensino a Distância – EaD – que disponibilizam materiais eletrônicos expostos em um Ambiente Virtuais de Ensino – AVA, com a finalidade de ensinar a gramática. Tendo em vista essa nova modalidade de ensino, o presente trabalho, em andamento, tem como objetivo verificar em que medida as vertentes teóricas, formalista e funcionalista moderada são empregadas nas atividades hipertextuais, por meio do método de levantamento. Para tanto, foram selecionadas dez atividades: três de interpretação e sete de gramática, de quatro disciplinas de EaD. Até então, de acordo com a análise dos dados, constatou-se que as atividades aplicadas aos alunos são 20% funcionalistas, 80% formalistas (estruturalista) e nenhuma segue a linha moderada. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19599 |
ISSN : | 2316-9583 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLE - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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