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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNogueira, Marílio Salgado-
dc.contributor.authorLopes, Maria Fabíola Vasconcelos-
dc.date.accessioned2016-09-16T17:28:09Z-
dc.date.available2016-09-16T17:28:09Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Marílio Salgado; LOPES, Maria Fabíola Vasconcelos. Análise de atividades gramaticais em materiais em EAD. In: ENCONTRO SOBRE GRAMÁTICA: SABERES E FAZERES, 1., Fortaleza. Anais ... Fortaleza: GEMD , 2012. p. 90-99.pt_BR
dc.identifier.issn2316-9583-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19599-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEncontro sobre gramática: saberes e fazerespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividades gramaticaispt_BR
dc.subjectFuncionalismopt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectMaterial virtualpt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.titleAnálise de atividades gramaticais em materiais didáticos em EADpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrUm dos desafios do professor de língua estrangeira é tentar transmitir o conteúdo gramatical de uma forma suave e inteligível aos alunos. Porém, segundo Antunes (2009), apesar de o docente possuir conhecimento sobre diferentes tipos de gramáticas, de modo que venha facilitar o acesso à compreensão da estrutura linguística, não há como o professor, muitas vezes, se desvencilhar da maneira de ministrar suas aulas, voltando o foco do ensino da língua em sua forma. Por outro lado, Neves (2005) considera que outros conhecimentos gramaticais, como a Gramática Funcional, tem o interesse de estudar a estrutura da língua na qual se atribui funções a cada unidade, levando em conta a competência comunicativa do falante, ou seja, a comunicação do indivíduo. Também, Halliday (1990), mais moderado, advoga em favor da compreensão da estrutura da língua, aplicando um pouco de formalismo e funcionalismo. Assim, com o advento das novas tecnologias, criam-se os cursos em modalidade de Ensino a Distância – EaD – que disponibilizam materiais eletrônicos expostos em um Ambiente Virtuais de Ensino – AVA, com a finalidade de ensinar a gramática. Tendo em vista essa nova modalidade de ensino, o presente trabalho, em andamento, tem como objetivo verificar em que medida as vertentes teóricas, formalista e funcionalista moderada são empregadas nas atividades hipertextuais, por meio do método de levantamento. Para tanto, foram selecionadas dez atividades: três de interpretação e sete de gramática, de quatro disciplinas de EaD. Até então, de acordo com a análise dos dados, constatou-se que as atividades aplicadas aos alunos são 20% funcionalistas, 80% formalistas (estruturalista) e nenhuma segue a linha moderada.pt_BR
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