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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19599
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nogueira, Marílio Salgado | - |
dc.contributor.author | Lopes, Maria Fabíola Vasconcelos | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-16T17:28:09Z | - |
dc.date.available | 2016-09-16T17:28:09Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Marílio Salgado; LOPES, Maria Fabíola Vasconcelos. Análise de atividades gramaticais em materiais em EAD. In: ENCONTRO SOBRE GRAMÁTICA: SABERES E FAZERES, 1., Fortaleza. Anais ... Fortaleza: GEMD , 2012. p. 90-99. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316-9583 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19599 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Encontro sobre gramática: saberes e fazeres | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Atividades gramaticais | pt_BR |
dc.subject | Funcionalismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Material virtual | pt_BR |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Análise de atividades gramaticais em materiais didáticos em EAD | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Um dos desafios do professor de língua estrangeira é tentar transmitir o conteúdo gramatical de uma forma suave e inteligível aos alunos. Porém, segundo Antunes (2009), apesar de o docente possuir conhecimento sobre diferentes tipos de gramáticas, de modo que venha facilitar o acesso à compreensão da estrutura linguística, não há como o professor, muitas vezes, se desvencilhar da maneira de ministrar suas aulas, voltando o foco do ensino da língua em sua forma. Por outro lado, Neves (2005) considera que outros conhecimentos gramaticais, como a Gramática Funcional, tem o interesse de estudar a estrutura da língua na qual se atribui funções a cada unidade, levando em conta a competência comunicativa do falante, ou seja, a comunicação do indivíduo. Também, Halliday (1990), mais moderado, advoga em favor da compreensão da estrutura da língua, aplicando um pouco de formalismo e funcionalismo. Assim, com o advento das novas tecnologias, criam-se os cursos em modalidade de Ensino a Distância – EaD – que disponibilizam materiais eletrônicos expostos em um Ambiente Virtuais de Ensino – AVA, com a finalidade de ensinar a gramática. Tendo em vista essa nova modalidade de ensino, o presente trabalho, em andamento, tem como objetivo verificar em que medida as vertentes teóricas, formalista e funcionalista moderada são empregadas nas atividades hipertextuais, por meio do método de levantamento. Para tanto, foram selecionadas dez atividades: três de interpretação e sete de gramática, de quatro disciplinas de EaD. Até então, de acordo com a análise dos dados, constatou-se que as atividades aplicadas aos alunos são 20% funcionalistas, 80% formalistas (estruturalista) e nenhuma segue a linha moderada. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLE - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2012_eve_msnogueira.pdf | 760,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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