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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1815
Tipo: | Dissertação |
Título: | Concepção de modelos de avaliação de condições de rolamento e indicação de priorização de vias como etapas de um sistema de gerência de vias não pavimentadas |
Título em inglês: | Building evaluation models of unpaved road surface conditions with indication of ranking priorities for maintenance investments |
Autor(es): | Almeida, Ricardo Venescau de Oliveira |
Orientador: | Nobre Júnior, Ernesto Ferreira |
Palavras-chave: | Transportes;Rodovias |
Data do documento: | 2006 |
Citação: | ALMEIDA, R. V. O. Concepção de modelos de avaliação de condições de rolamento e indicação de priorização de vias como etapas de um sistema de gerência de vias não pavimentadas. 2006. 178 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006. |
Resumo: | Esse trabalho tem como intuito auxiliar na concepção de um Sistema de Gerência de Pavimentos – SGP, específico para estradas de terra, contribuindo no desenvolvimento de duas etapas. A primeira, consiste na adaptação de um método norte-americana de avaliação de condições de rolamento de superfícies não pavimentadas para ser utilizada em estradas de terra no município de Aquiraz, no Estado do Ceará. A segunda, visa aplicar um método, baseado em metodologia multicritério de apoio à decisão (MCDA), no processo de priorização de estradas de terra considerando um conjunto de variáveis que influenciam no funcionamento daquelas vias. O método para priorização aplica o Analytic Hierarchy Process - AHP a partir de entrevistas com profissionais de engenharia, especializados na concepção e análise de projetos viários, divididas em cinco grupos, de acordo com a atuação profissional: grupo de alunos de mestrado, grupo de mestres em engenharia de transportes, grupo de professores universitários, grupo de funcionários públicos do Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes - DERT e grupo de consultores. Para auxiliar na aplicação do AHP foi utilizado o software Expert Choice, o qual facilitou o cálculo da consistência lógica das matrizes de comparação e indicou, através de análise de sensibilidade, a ordem de prioridade para intervenção nas vias estudadas do município de Aquiraz, no Ceará. |
Abstract: | This work aims to contribute to the conception of a Pavement Management System (PMS) focusing unpaved roads. The evaluation approach involves two stages: the first one consists in the adaptation of an evaluation methodology created to the North America road surface conditions. That modified methodology was used in unpaved roads in the district of Aquiraz, in the State of Ceará, northeastern Brazil. The second stage aims at applying a multicriteria decision support method (MDSM) in the process of ranking maintenance investments in unpaved roads taking into consideration a group of key variables that were expected to influence the operation of those roads. The ranking method is supported by the Analytic Hierarchy Process (AHP) and it is based on interviews with engineering professionals specialized in the design and analysis of roadway projects. Those professionals were divided into five groups according to their professional skills: a group of students of a M.Sc. Course in Transportation Engineering; a group of professionals who already have obtained the M.Sc. degree in Transportation Engineering; a group of University lecturers; a group of professionals of the Department of Building, Roads and Transportation, of the Ceará State; and a group of consulting engineers. The Expert Choice Software was used to help in the application of AHP, mainly in the task of determining the logical consistency of the comparison matrices as well as in using sensibility analysis to find the most probable order of priority for maintenance investments in some roads of the study area. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1815 |
Aparece nas coleções: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
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