Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16458
Tipo: Dissertação
Título : Sistemas de informação de marketing nas empresas industriais de grande porte de Fortaleza
Autor : Nascimento, Pablo Carvalho de Sousa
Tutor: Marques, Érico Veras
Palabras clave : Marketing;Sistemas de Informação;Tecnologia da informação;Tomada de Decisões
Fecha de publicación : 2009
Citación : NASCIMENTO, Pablo Carvalho de Sousa. Sistemas de informação de marketing nas empresas industriais de grande porte de Fortaleza. 2009. [11], 107 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2009.
Resumen en portugués brasileño: Os avanços na Tecnologia da Informação e no desenvolvimento dos Sistemas de Informação proporcionam um ambiente propício para a operacionalização dos Sistemas de Informação de Marketing que são sistemas capazes de coletar dados, processá-los e gerar a partir desses, as informações necessárias relativas aos ambientes interno e externo da organização. O uso desses sistemas tem se tornado cada vez mais necessário nas organizações dado a sua capacidade de gerar informações oportunas e dispor os gestores com elementos para tomada de decisão. Por meio da aplicação de questionário procurou-se conhecer a realidade de uso desses sistemas nas grandes indústrias de Fortaleza. A coleta dos dados se deu através da aplicação de um questionário no qual a identificação da utilização e da importância das informações de marketing foi medida através de uma escala de Likert buscando analisar o posicionamento do gestor. Procurou-se também identificar as principais fontes de informação utilizadas pelos gestores no processo de tomada de decisão e conhecer também a percepção do gestor em relação aos benefícios advindos pela utilização dos Sistemas de Informação de Marketing nas organizações. Os resultados obtidos indicam que as empresas ainda não possuem Sistemas de Informações de Marketing formais implantados, mas indicam que os gestores reconhecem a importância e a necessidade dos mesmos no processo de tomada de decisão. Foi possível também identificar qual o posicionamento das empresas pesquisadas no que diz respeito ao microambiente, macroambiente, de atividades de marketing, registros e sistema de apoio à decisão. Adicionalmente, os resultados permitiram gerar uma série de hipóteses sobre SIM, merecedoras de apreciação em estudos futuros.
Abstract: Advances in information technology and development of information systems provide an environment conducive to the operation of Information Systems Marketing systems that are able to collect data, process it and generate from these, the information required on the internal environment and outside the organization. The use of these systems has become increasingly necessary in organizations because its ability to generate timely information and provide managers with information for decision making. By applying the questionnaire sought to know the reality of using these systems in the major industries of Fortaleza. Data collection occurred through the application of a questionnaire. in which the identification of the use and importance of marketing information was measured by a Likert scale seeks to analyze the position of manager. We also sought to identify the main sources of information used by managers in decision-making and also know the manager's perception of the benefits arising from the use of Information Systems Marketing in organizations. The results indicate that companies still do not have Information Systems Marketing formal deployed, but indicate that managers recognize the importance and need for them in decision-making. It can also identify the position of the companies surveyed in relation to the micro, macro environment of marketing activities, records and system of decision support. Additionally, the results have produced a series of hypotheses about SIM, worthy of consideration in future studies.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16458
Aparece en las colecciones: PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_dis_pcsnascimento.pdf642,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.