Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16458
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Érico Veras-
dc.contributor.authorNascimento, Pablo Carvalho de Sousa-
dc.date.accessioned2016-04-27T12:30:26Z-
dc.date.available2016-04-27T12:30:26Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Pablo Carvalho de Sousa. Sistemas de informação de marketing nas empresas industriais de grande porte de Fortaleza. 2009. [11], 107 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16458-
dc.description.abstractAdvances in information technology and development of information systems provide an environment conducive to the operation of Information Systems Marketing systems that are able to collect data, process it and generate from these, the information required on the internal environment and outside the organization. The use of these systems has become increasingly necessary in organizations because its ability to generate timely information and provide managers with information for decision making. By applying the questionnaire sought to know the reality of using these systems in the major industries of Fortaleza. Data collection occurred through the application of a questionnaire. in which the identification of the use and importance of marketing information was measured by a Likert scale seeks to analyze the position of manager. We also sought to identify the main sources of information used by managers in decision-making and also know the manager's perception of the benefits arising from the use of Information Systems Marketing in organizations. The results indicate that companies still do not have Information Systems Marketing formal deployed, but indicate that managers recognize the importance and need for them in decision-making. It can also identify the position of the companies surveyed in relation to the micro, macro environment of marketing activities, records and system of decision support. Additionally, the results have produced a series of hypotheses about SIM, worthy of consideration in future studies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectSistemas de Informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectTomada de Decisõespt_BR
dc.titleSistemas de informação de marketing nas empresas industriais de grande porte de Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs avanços na Tecnologia da Informação e no desenvolvimento dos Sistemas de Informação proporcionam um ambiente propício para a operacionalização dos Sistemas de Informação de Marketing que são sistemas capazes de coletar dados, processá-los e gerar a partir desses, as informações necessárias relativas aos ambientes interno e externo da organização. O uso desses sistemas tem se tornado cada vez mais necessário nas organizações dado a sua capacidade de gerar informações oportunas e dispor os gestores com elementos para tomada de decisão. Por meio da aplicação de questionário procurou-se conhecer a realidade de uso desses sistemas nas grandes indústrias de Fortaleza. A coleta dos dados se deu através da aplicação de um questionário no qual a identificação da utilização e da importância das informações de marketing foi medida através de uma escala de Likert buscando analisar o posicionamento do gestor. Procurou-se também identificar as principais fontes de informação utilizadas pelos gestores no processo de tomada de decisão e conhecer também a percepção do gestor em relação aos benefícios advindos pela utilização dos Sistemas de Informação de Marketing nas organizações. Os resultados obtidos indicam que as empresas ainda não possuem Sistemas de Informações de Marketing formais implantados, mas indicam que os gestores reconhecem a importância e a necessidade dos mesmos no processo de tomada de decisão. Foi possível também identificar qual o posicionamento das empresas pesquisadas no que diz respeito ao microambiente, macroambiente, de atividades de marketing, registros e sistema de apoio à decisão. Adicionalmente, os resultados permitiram gerar uma série de hipóteses sobre SIM, merecedoras de apreciação em estudos futuros.pt_BR
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dis_pcsnascimento.pdf642,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.