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Tipo: Dissertação
Título: Letramento digital, práticas de leitura e escrita no ensino de língua portuguesa do nono ano do ensino fundamental: o gênero fanfics do consumo à produção
Título em inglês: Digital literacy, practice reading and writing of portuguese language in ninth year of basic education: gender production to consumption fanfic
Autor(es): Fontenele, Cristiane de Mendonça
Orientador: Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
Palavras-chave: Letramento - Efeito das inovações tecnológicas;Língua portuguesa - Composição e exercício;Tecnologia educacional;Inovações educacionais
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: FONTENELE, Cristiane de Mendonça. Letramento digital, práticas de leitura e escrita no ensino de língua portuguesa do nono ano do ensino fundamental: o gênero fanfics do consumo à produção. 2015. 175f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Fortaleza (CE), 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo promover o letramento digital através de práticas de leitura e escrita de língua portuguesa no 9º ano do ensino fundamental por meio da exploração didática do gênero textual fanfic. Com esse propósito, elaborou-se uma proposta de ensino e aprendizagem da produção de texto sob a perspectiva dos multiletramentos, em concreto, o literário e o digital. Optou-se por uma escrita colaborativa e por um tratamento processual da produção textual, com ênfase nos processos interativos (leitor-autor-texto). Tomaram-se ainda em conta as orientações dos Pârametros Curriculares Nacionais quanto aos gêneros, com foco nas suas dimensões textual e discursiva. Integram as atividades da proposta: a leitura de contos clássicos da literatura infantil, a exibição de dois curtas-metragens e um longa-metragem, debates, a produção escrita em grupo, a publicação e a leitura de textos em um blog. O desenvolvimento das atividades da proposta tinha por finalidade apresentar e produzir o gênero fanfic, história fictícia criada por fã a partir de uma obra original e veiculada em ambiente virtual. Os alunos publicaram no blog vinte e sete narrativas, analisadas neste trabalho, com o intuito de observar o modo como as fanfics foram elaboradas pelos grupos. Nessa análise constatou-se que os alunos produziram textos adequados à situação comunicacional para qual foram solicitados, apropriando-se dos procedimentos que envolvem a produção de uma fanfic. A proposta de ensino que submeteu os alunos à experiência de leitura e escrita de textos no ambiente digital agradou a turma de 9º ano pelo seu caráter lúdico e interativo e proporcionou a exploração desse ambiente buscando desenvolver distintas competências e habilidades de leitura e escrita nesse espaço. Por meio da constante interação entre os participantes, estes ocuparam distintos papeis, ora como produtores, ora como avaliadores, ora como revisores dos textos. Em síntese, a proposta permitiu redimensionar as práticas de produção de escrita, em ambientes virtuais e presenciais, no âmbito escolar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14870
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