Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14752
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Leitura e in(formação) docente nas séries iniciais do ensino fundamental: do prazer de ler à necessidade de uma política de leitura
Autor(es): Dias, Ana Maria Iorio
Silva, Patrícia Targino da
Palavras-chave: Leitura;Formação docente;Informação docente
Data do documento: 2002
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: DIAS, Ana Maria Iorio; SILVA, Patrícia Targino da. Leitura e in(formação) docente nas séries iniciais do ensino fundamental: do prazer de ler à necessidade de uma política de leitura. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 1, n. 43, p. 79-92, 2002.
Resumo: A leitura é fundamental para a vida pessoal, social, escolar ou profissional, numa sociedade letrada, gráfica, icônica, como a nossa: o tempo inteiro temos o que ler, em diferentes contextos sociais. Mas as práticas de ensino não têm conseguido uma forma eficaz de abordar a complexidade do ato de ler nem de demonstrar a relevância social da leitura no cotidiano extra-escolar. Com o objetivo de investigar o lugar que a leitura ocupa no cotidiano de docentes, foram aplicados questionários, respondidos por professoras de primeira à quarta série do Ensino Fundamental de 07 diferentes escolas. A partir das respostas, procurou-se analisar o que foi dito acerca dos livros lidos e outros materiais, os sentimentos em relação às leituras realizadas, a situação da leitura entre os alunos e entre as docentes, na visão das próprias docentes. Os resultados revelaram necessidade de se rever o lugar que a leitura ocupa na escola, nos cursos de formação, na sociedade e nas "inovações pedagógicas" desencadeadas pelas políticas públicas.
Abstract: Reading is fundamental for personal, social, academic or professional life, in a literacy, graphic and iconic society like ours. We are always reading in different social contexts. But teaching practices have not achieved an effective way of approaching the complexity of the act of reading nor of showing the social importance of reading in everyday cars-school activities. This study investigates the place that reading has in the everyday life of teachers. Questionnaires applied, were answered by elementary school teachers who teach 1st to 4th years in different schools. From the answers, one tried to analyse what was said about the books read and other materials. The feelings towards the act of reading, the reading situation between students and teachers according to the teacher's point of view were also analysed. The conclusion shows the necessity of reviewing the place of reading in shcools and teachers doing courses in this field as well as "new pedagogical ideas" sponsored by public politics".
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14752
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_art_amidias.pdf10,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.