Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14406
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Currículo: ainda há muito a percorrer
Autor : Silva, Cátia Luzia Oliveira da
Palabras clave : Conteúdos Curriculares;Currículo;Currículo Básico;Tendências da Educação
Fecha de publicación : 1999
Editorial : Revista Educação em Debate
Citación : SILVA, C. L. O. (1999)
Resumen en portugués brasileño: O currículo escolar tem tido a função de transmitir os saberes considerados válidos socialmente. Faz-se necessária uma análise crítica de sua relação com a escola e com o ensino e, mais profundamente, de suas inspirações ideológicas e do tratamento que tem dado ao saber. O presente texto objetiva abordar, historicamente, a ligação que tem tido o currículo com as tendências pedagógicas e em quais aspectos ele tem servido para preservar a hegemonia, e o que ainda lhe falta para garantir a construção de um verdadeiro projeto de educação para o País.
Abstract: The school curriculum has been used to transmit knowledge that is considered socially valid. It is therefore necessary to make a critical analysis of it and its relation, not only to the school and to teaching, but in a more profound manner, to its ideological inspirations and to the treatment it has been given to knowledge. The object of this text is to trace historically the relationship between the curriculum with its pedagogical tendencies and its efforts to preserve its dominance, and what yet remains to garante e the construction of a genuine project in education for the country.
Descripción : SILVA, Cátia Luzia Oliveira da. Currículo: ainda há muito a percorrer. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 44-49, 1999.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14406
ISSN : 0102-1117 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1999_art_closilva.pdf5,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.