Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14368
Type: Dissertação
Title: Do terreiro de casa ao chão da escola: um caminho de práticas pedagógicas e práticas sociais construídas à luz da pedagogia da alternância. O caso da Escola Família Agrícola Dom Fragoso
Title in English: The house to school ground terreiro: a path of educational practices and social practices built in the light of the alternation pedagogy. The case of Family Farm School Dom Fragoso
Authors: Souza, Maria Deuselena Dias de
Advisor: Souza, José Ribamar Furtado de
Keywords: Regiões áridas - Ceará;Prática de Ensino;Educação não-formal;Alternance Pedagogy;Pedagogical Practice;Social Practice
Issue Date: 2015
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: SOUZA, Maria Deuselena Dias de. Do terreiro de casa ao chão da escola: um caminho de práticas pedagógicas e práticas sociais construídas à luz da pedagogia da alternância. O caso da Escola Família Agrícola Dom Fragoso. 2015. 163f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente estudo busca investigar o projeto formativo desenvolvido na Escola Família Agrícola Dom Fragoso, localizada na comunidade de Santa Cruz, Independência, Ceará. As reflexões desse trabalho incidem em compreender o papel desse projeto na prática social de seus/suas alunos/as egressos/as que convivem no contexto do semiárido cearense. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que fez uso da estratégia de estudo de caso para aprofundamento dos conceitos abordados. Para alcance do objetivo proposto, a investigação põe como guia de orientação destes estudos o seguinte problema: Quais as contribuições do projeto formativo da Escola Agrícola Família Agrícola Dom Fragoso na prática social de seus/suas alunos/as egressos/as? Embasam as ideias deste trabalho os seguintes autores: CALDART(2005), ARROYO(2003), MATTOS(2011), FREIRE(2005), FREIRE(1983), GARCIA-MARRIRODRIGA (2010), MORIN(2003), PEREIRA(2010), FRAGOSO(2005), FURTADO(2004), CARVALHO(2006), BEGNAMI(2004), GIMONET(2007). Assim como o contexto das Leis de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2010), os Marcos Normativos da Educação do Campo(2012) e a Proposta Pedagógica da Escola, dentre outros autores e documentos que tratam da Educação do Campo. Para confrontar as leituras, foram realizadas observações na Escola e nas comunidades onde residem os/as alunos/as egressos, entrevistas com alunos/as egressos e com profissionais da escola. Foram realizadas ainda entrevistas com uma ex-professora dos/as alunos/as entrevistados e com dois líderes comunitários que acompanham esses alunos/as ao longo de suas vidas. No decorrer da pesquisa, verificou-se que a escola reconstrói um olhar humanizador e consciente sobre o campo e sobre suas fragilidades econômicas e naturais. Para finalizar, pode-se asseverar que a prática social dos alunos e alunas é diferenciada, na medida em que há um desenvolvimento da consciência crítica desses, lhes permitindo uma leitura de mundo ampla capaz de subsidiar uma prática social de construção de um mundo melhor em seus diferentes espaços de vivência, promovendo, assim, a práxis educativa através da reflexão da vida e da escola.
Abstract: This study investigates the formative project developed at the School Agricultural Family Dom Fragoso, located in the community of Santa Cruz, Independence, Ceará. The reflections of this work focus on understanding the role of this project in the social practice of its graduates students who live in the context of Ceará semiarid region. It is a qualitative study that used the case study strategy to deepen the concepts discussed. To reach the proposed objective and investigation will as a guide these studies the following problem: What are the contributions of the training project of Dom Fragoso Agricultural Family Farm School in social practice of its graduates students? The following authors form the base ideas for this study: CALDART (2005), ARROYO (2003), MATTOS (2011), FREIRE (2005), FREIRE (1983), GARCIA-MARRIRODRIGA (2010), MORIN (1999), PEREIRA (2010) , FRAGOSO (2005), FURTADO (2004), CARVALHO (2006), BEGNAMI (2004), GIMONET (2007). The context of National Curriculum Guidelines for Basic Education Laws (2010), the Normative Guides for Countryside Education (2012) and the School‟s Pedagogical Planning, among other authors and documents, deal with Rural Education. To confront the readings, the following tasks were performed: observations at school and communities where the former students live; interviews with former students, school professionals. Interviews were also performed with a former teacher of the interviewed students and two community leaders who accompany these students throughout their lives. During the search the school rebuilds a humanizing and conscious look at the field and it‟s economic and natural. Finally one can assert that the social practice of pupils is different , in that there is a development of critical awareness of these , allowing them a wide world of reading able to subsidize social practice of building a better world in its different spaces of experience , thus promoting the educational practice through reflection of life and school. Finally one can assert that the social practice of pupils is different, in that they seek to integrate union and solidarity in building a better world in its different spaces of experience, thus promoting the educational praxis through reflection of life and school.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14368
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_dis_mddsouza.pdf2,81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.