Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14232
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Didática do ensino superior: reconstituição de uma trajetória |
Autor : | Olinda, Ercília Maria Braga de |
Palabras clave : | Didática;Ensino superior;Pesquisa;Disciplina |
Fecha de publicación : | 1995 |
Editorial : | Revista Educação em Debate |
Citación : | OLINDA, Ercília Maria Braga de. Didática do ensino superior: reconstituição de uma trajetória. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 109-125, 1995. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho reúne nossas reflexões sobre a disciplina Didática do Ensino Superior, ofertada aos professores recém ingressos (caráter obrigatório) e veteranos (caráter optativo) da Universidade Federal do Ceará, desde o ano de 1991, momento em que esta disciplina passou a fazer parte das exigências para a primeira ascensão funcional de qualquer professor do quadro permanente, até o semestre I de 1996. A necessidade de realizar este estudo se impôs no momento em que fomos destacada para assumir os trabalhos na turma de 1996.1. No nosso entendimento, o processo de ensino só se realiza com qualidade técnico-política à medida que é fundamentado e orientado pela pesquisa. Como afirma Nóvoa, citado por Lüdke (1994), "as situações que os professores têm que enfrentar e resolver apresentam características únicas, exigindo assim também respostas únicas, que só o profissional competente, porque auto-reflexivo, pode dar". Para organizar o presente e projetar o futuro, necessitamos entender as intenções que originaram e alimentaram o formato desta disciplina nos últimos anos. Visando realizar esta tarefa, dividimos o presente trabalho em três partes: 1) Breve histórico sobre a institucionalização da didática do ensino superior na ufc. 2) Buscando rumos para a disciplina a partir das experiências vivenciadas até 1995.2. 3) Analisando a experiência de 1996.1, para redesenhar redesenhar um "novo cenário" para a disciplina... |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14232 |
ISSN : | 0102-1117 (impresso) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
1995_art_embolinda.pdf | 16,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.