Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14232
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Olinda, Ercília Maria Braga de | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-27T17:33:47Z | - |
dc.date.available | 2015-11-27T17:33:47Z | - |
dc.date.issued | 1995 | - |
dc.identifier.citation | OLINDA, Ercília Maria Braga de. Didática do ensino superior: reconstituição de uma trajetória. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 109-125, 1995. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14232 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Disciplina | pt_BR |
dc.title | Didática do ensino superior: reconstituição de uma trajetória | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho reúne nossas reflexões sobre a disciplina Didática do Ensino Superior, ofertada aos professores recém ingressos (caráter obrigatório) e veteranos (caráter optativo) da Universidade Federal do Ceará, desde o ano de 1991, momento em que esta disciplina passou a fazer parte das exigências para a primeira ascensão funcional de qualquer professor do quadro permanente, até o semestre I de 1996. A necessidade de realizar este estudo se impôs no momento em que fomos destacada para assumir os trabalhos na turma de 1996.1. No nosso entendimento, o processo de ensino só se realiza com qualidade técnico-política à medida que é fundamentado e orientado pela pesquisa. Como afirma Nóvoa, citado por Lüdke (1994), "as situações que os professores têm que enfrentar e resolver apresentam características únicas, exigindo assim também respostas únicas, que só o profissional competente, porque auto-reflexivo, pode dar". Para organizar o presente e projetar o futuro, necessitamos entender as intenções que originaram e alimentaram o formato desta disciplina nos últimos anos. Visando realizar esta tarefa, dividimos o presente trabalho em três partes: 1) Breve histórico sobre a institucionalização da didática do ensino superior na ufc. 2) Buscando rumos para a disciplina a partir das experiências vivenciadas até 1995.2. 3) Analisando a experiência de 1996.1, para redesenhar redesenhar um "novo cenário" para a disciplina... | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1995_art_embolinda.pdf | 16,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.