Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14197
Type: Artigo de Periódico
Title: Formação do profissional de educação: necessidades sociais e princípio básico
Authors: Fernandes, Maria Estrela Araújo
Keywords: Profissional da educação;Formação;Necessidades sociais;Princípio básico
Issue Date: 1994
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: FERNANDES, Maria Estrela Araújo. Formação do profissional de educação: necessidades sociais e princípio básico. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 16, n. 27 e 28, p. 58-70, 1994.
Abstract in Brazilian Portuguese: A questão da formação de educadores apresenta-se como fundamental na análise da problemática educacional brasileira. Há várias tendências que tentam centralizar ou reduzir toda a análise da nossa educação nesta questão, partindo de uma visão puramente técnico-metodológica. Outras tendências, porém, descobriram que a formação de educadores é apenas um dos elementos de um todo social, complexo e contraditório, onde recebe influência mas também o influencia. A partir deste pressuposto, entende que a educação é uma prática social estritamente vinculada ao processo histórico da atividade social e produtiva dos homens. Partindo desse último grupo de tendências, análise dos problemas da educação brasileira, mais especialmente no nosso caso, da formação do educador, terá que ser contextualizada e historicizada. A redução em analisar a questão educacional somente sob o prisma da formação do educador, cairia inevitavelmente num pedagogismo ingênuo e idealista. Numa tentativa de superar isto, necessário se faz partir de uma concepção crítico-dialética que tem como característica fundamental a compreensão da realidade social como totalidade...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14197
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1994_art_meafernandes.pdf13,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.