Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14197
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorFernandes, Maria Estrela Araújo-
dc.date.accessioned2015-11-27T13:19:13Z-
dc.date.available2015-11-27T13:19:13Z-
dc.date.issued1994-
dc.identifier.citationFERNANDES, Maria Estrela Araújo. Formação do profissional de educação: necessidades sociais e princípio básico. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 16, n. 27 e 28, p. 58-70, 1994.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14197-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfissional da educaçãopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectNecessidades sociaispt_BR
dc.subjectPrincípio básicopt_BR
dc.titleFormação do profissional de educação: necessidades sociais e princípio básicopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA questão da formação de educadores apresenta-se como fundamental na análise da problemática educacional brasileira. Há várias tendências que tentam centralizar ou reduzir toda a análise da nossa educação nesta questão, partindo de uma visão puramente técnico-metodológica. Outras tendências, porém, descobriram que a formação de educadores é apenas um dos elementos de um todo social, complexo e contraditório, onde recebe influência mas também o influencia. A partir deste pressuposto, entende que a educação é uma prática social estritamente vinculada ao processo histórico da atividade social e produtiva dos homens. Partindo desse último grupo de tendências, análise dos problemas da educação brasileira, mais especialmente no nosso caso, da formação do educador, terá que ser contextualizada e historicizada. A redução em analisar a questão educacional somente sob o prisma da formação do educador, cairia inevitavelmente num pedagogismo ingênuo e idealista. Numa tentativa de superar isto, necessário se faz partir de uma concepção crítico-dialética que tem como característica fundamental a compreensão da realidade social como totalidade...pt_BR
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1994_art_meafernandes.pdf13,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.