Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14178
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A interdisciplinaridade na produção e circulação do conhecimento na universidade
Autor : Tesser, Ozir
Palabras clave : Produção;Circulação;Conhecimento
Fecha de publicación : 1993
Editorial : Revista Educação em Debate
Citación : TESSER, Ozir. A interdisciplinaridade na produção e circulação do conhecimento na universidade. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 15, n. 23, 24, 25 e 26, p. 129-136, 1992/1993.
Resumen en portugués brasileño: A necessidade de aprofundamento do saber é inseparável da tarefa analítica de examinar a realidade em seus vários aspectos. Esta operação analítica que faz parte da história das ciências tem contribuído para o avanço do conhecimento e da tecnologia. Entretanto é também inegável que a divisão das diferentes áreas do conhecimento, e a divisão em múltiplos aspectos da mesma área, tem frequentemente, trazido distorções e conduzido a erros. O grande avanço da ciência e da tecnologia, propiciado no mundo moderno pela prática dos métodos analíticos e divisão dos saberes, tem sido responsável, quando dissociado da necessária visão de globalidade, pela deterioração ou perda de aspectos importantes da realidade. Uma visão mais global da exploração da natureza teria, por exemplo, respeitado o equilíbrio ecológico evitando uma industrialização ou uma exploração predatória do planeta. Mas, a que vêm estas reflexões? Elas estão servindo como início de conversa sobre o papel fundamental da interdisciplinaridade nos diversos Cursos da Universidade...
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14178
ISSN : 0102-1117 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1992_art_otesser.pdf3,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.