Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14178
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A interdisciplinaridade na produção e circulação do conhecimento na universidade
Autor(es): Tesser, Ozir
Palavras-chave: Produção;Circulação;Conhecimento
Data do documento: 1993
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: TESSER, Ozir. A interdisciplinaridade na produção e circulação do conhecimento na universidade. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 15, n. 23, 24, 25 e 26, p. 129-136, 1992/1993.
Resumo: A necessidade de aprofundamento do saber é inseparável da tarefa analítica de examinar a realidade em seus vários aspectos. Esta operação analítica que faz parte da história das ciências tem contribuído para o avanço do conhecimento e da tecnologia. Entretanto é também inegável que a divisão das diferentes áreas do conhecimento, e a divisão em múltiplos aspectos da mesma área, tem frequentemente, trazido distorções e conduzido a erros. O grande avanço da ciência e da tecnologia, propiciado no mundo moderno pela prática dos métodos analíticos e divisão dos saberes, tem sido responsável, quando dissociado da necessária visão de globalidade, pela deterioração ou perda de aspectos importantes da realidade. Uma visão mais global da exploração da natureza teria, por exemplo, respeitado o equilíbrio ecológico evitando uma industrialização ou uma exploração predatória do planeta. Mas, a que vêm estas reflexões? Elas estão servindo como início de conversa sobre o papel fundamental da interdisciplinaridade nos diversos Cursos da Universidade...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14178
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1992_art_otesser.pdf3,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.