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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A “despartidarização” da administração e da escola
Autor(es): Haguette, André
Palavras-chave: Despartidarização;Politização partidária;Escola e sociedade
Data do documento: 1988
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: HAGUETTE, André. A “despartidarização” da administração e da escola. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 11, n. 15 e 16, p. 01-21, 1988.
Resumo: O que se vê hoje na administração educacional e nas escolas públicas é uma desbragada politização partidária a serviço de interesse mesquinhos e particularistas, quando não, despudoramente, nepotistas. Falta nobreza, grandeza de visão e de propósitos. Assiste-se à rotinização do aproveitamento pessoal de um bem público e, portanto, universal. O resultado é o desvirtuamente e o aviltamento do sistema e seu empobrecimento qualitativo e quantitativo. Neste quadro, impõe-se a inelutabilidade da "despartidarização" do sistema educacional público e de suas escolas. No sistema, toda política que não seja expressão de uma política educacional previamente discutida e definida está fora do lugar. Por quê? Um princípio universalista deve reger a compreensão e a administração do fenômeno educacional numa sociedade aberta, democrática e moderna. Assim, pelo menos, fizeram todos os países, capitalistas ou socialistas, que tiveram êxito em estender os benefícios do ensino fundamental e médio a todas as camadas e classes sociais...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14061
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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