Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14061
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A “despartidarização” da administração e da escola |
Autor(es): | Haguette, André |
Palavras-chave: | Despartidarização;Politização partidária;Escola e sociedade |
Data do documento: | 1988 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | HAGUETTE, André. A “despartidarização” da administração e da escola. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 11, n. 15 e 16, p. 01-21, 1988. |
Resumo: | O que se vê hoje na administração educacional e nas escolas públicas é uma desbragada politização partidária a serviço de interesse mesquinhos e particularistas, quando não, despudoramente, nepotistas. Falta nobreza, grandeza de visão e de propósitos. Assiste-se à rotinização do aproveitamento pessoal de um bem público e, portanto, universal. O resultado é o desvirtuamente e o aviltamento do sistema e seu empobrecimento qualitativo e quantitativo. Neste quadro, impõe-se a inelutabilidade da "despartidarização" do sistema educacional público e de suas escolas. No sistema, toda política que não seja expressão de uma política educacional previamente discutida e definida está fora do lugar. Por quê? Um princípio universalista deve reger a compreensão e a administração do fenômeno educacional numa sociedade aberta, democrática e moderna. Assim, pelo menos, fizeram todos os países, capitalistas ou socialistas, que tiveram êxito em estender os benefícios do ensino fundamental e médio a todas as camadas e classes sociais... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14061 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1988_art_ahaguette.pdf | 8,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.